3 Dicas para escolher o Concurso Público de Nível Médio ideal para você

Dizer que escolher um concurso público com base no que se deseja trabalhar parece um clichê e um tanto óbvio para alguns, mas os critérios de escolha podem variar de pessoa para pessoa, e é bastante comum que alguns candidatos baseiem suas escolhas dando um peso maior ao salário ofertado ou ainda considerem apenas o nível de dificuldade de ser aprovado levando em conta o conteúdo a ser estudado ou a concorrência. 

Mas então como tomar uma decisão? 

1. Afinidade com o trabalho

São muito bons e válidos motivos para a escolha de um concurso público, no entanto, os argumentos com relação a afinidade com o cargo e com o órgão público não devem ser ignorados, mesmo que outros critérios tenham maior importância para você. 

Mesmo que seja um concurso que você pretende prestar para melhorar seus ganhos enquanto se prepara para algo maior, como prestar primeiro um de nível médio para ter maior estabilidade enquanto cursa o nível superior e posteriormente vá se preparar para um concurso de nível superior na sua área de formação.

Mesmo neste caso, estamos falando de anos em uma atividade que vai fazer parte do seu dia a dia profissional e que pode, inclusive, afetar a sua vida pessoal e a sua disposição para continuar estudando e se preparando para o próximo passo. 

O autoconhecimento é muito importante para tomar a decisão baseada na compatibilidade do seu perfil com o cargo e órgão público a ser escolhido. Afinal, como selecionar o concurso público se você não sabe do que gosta e do que não gosta de fazer?

Reflita sobre seu perfil como profissional, se gosta de trabalhar em escritório, em atividades administrativas, no atendimento ao público, áreas de segurança, e outras opções que o serviço público oferece e selecione os concursos que oferecem oportunidades de trabalhar em algo que seja compatível com seu perfil. 

2. Moradia e mobilidade 

Os cargos em órgãos dos âmbitos federal e estadual, geralmente, oferecem os melhores salários e benefícios, mas também podem exigir mudanças de cidade ou de estado no caso dos órgãos federais, para as quais você não esteja disposto ou seja impossibilitado de fazer. Analise muito bem o edital para não se surpreender com a possibilidade de ter que se mudar para um local indesejado, caso seja aprovado. 

3. Planos para o futuro

Trace seu plano de vida e profissional e verifique quais concursos públicos oferecem as melhores condições para que você atinja seus objetivos, inclusive aqueles para depois que parar de trabalhar, como se o cargo oferece planos de aposentadoria, por exemplo. 

A aprovação em um concurso de nível médio pode ser apenas mais um passo ou seu objetivo final no plano que você traçou para sua vida, e é importante que você tenha isso muito claro quando define quais serão os concursos em que irá focar. 

Milhares de ofertas em cargos públicos de nível médio são abertas todos os anos para os mais variados cargos e órgãos públicos e estar preparado é fundamental.

O curso preparatório Concurso Público Universal Evidente é o mais indicado para você que pretende prestar uma prova deste nível.

Clique aqui e saiba mais.