3 nomes que revolucionaram a educação

O formato atual da educação brasileira é reflexo de grandes personalidades que inspiraram e contribuíram para que os métodos de ensino, dos mais tradicionais aos mais reflexivos, fossem implantados em menor ou maior grau em escolas públicas e particulares, tanto no ensino básico de crianças e adolescentes, quanto de jovens e adultos.  

Hoje vamos destacar três nomes de educadores reconhecidos no Brasil e no mundo por seus métodos de ensino-aprendizagem e por suas contribuições.  

Paulo Freire (1921-1997) 

Não poderíamos começar falando de outro que não Paulo Freire, o mais célebre entre os educadores brasileiros, que recebeu inclusive reconhecimento internacional devido ao seu pensamento pedagógico.  

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o pernambucano Paulo Freire dedicou toda a sua carreira aos estudos relacionados à educação, especialmente a de jovens e adultos. Para ele, toda educação é política, pois somente através da educação a pessoa será capaz de expressar sua opinião e dialogar com outros pontos de vista, ou seja, não existe neutralidade, e o professor deve guiar o aluno para que este desenvolva sua capacidade crítica.  

Educação de jovens e adultos  

A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que visa corrigir um problema de exclusão socioeconômica, uma vez que são pessoas que não puderam estudar em idade apropriada por alguma situação. 

Neste contexto, a educação freiriana é a que mais se destaca, pois seu método de alfabetização de adultos tem como objetivo central alfabetizar politicamente os alunos, repudiando ao mesmo tempo qualquer tipo de doutrinação, para que este possa ler o mundo a sua volta através das suas próprias experiências, cultura e história, e assim, possa contribuir para sua transformação. 

O método Paulo Freire coloca o aluno como sendo o centro do processo de ensino-aprendizagem e uma educação libertadora e autônoma. A notoriedade de seu método veio a acontecer em 1963, quando 300 trabalhadores rurais da região de Angicos (RN), foram alfabetizados através dele em 45 dias.  

O sucesso do método se deve a sua espontaneidade e ao uso de letras e palavras contextualizadas de acordo com a vivência dos alunos, explorando seu universo vocabular por meio de discussões de suas experiências de vida e questões do seu a dia a dia.  

Maria Montessori (1870-1952) 

Italiana, Maria Montessori foi a primeira mulher a se formar em Medicina na Itália, porém, impedida de seguir a profissão por não poder examinar corpos masculinos, ela passou a focar em crianças com problemas de aprendizagem, futuramente ela iria também aplicar seus estudos a pessoas sem a mesma condição.  

A sua maior contribuição a educação foi o Método Construtivista, que visa o aprendizado por intermédio do uso de materiais compostos por peças sólidas de diversas formas, tamanhos, espessuras e sons, que motivam o aluno a interagir com o conteúdo através do toque, visão e audição. Dessa forma, em vez se seguir instruções apresentadas em um quadro negro pelo professor, o aluno interage com o conteúdo.  

Um dos materiais desenvolvidos mais conhecidos é o “material dourado”, criado para auxiliar alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental a compreender o sistema numérico decimal. Outros exercícios criados pela italiana são aplicados no ensino de atividades cotidianas, sensorial, linguagem, matemática e ciências.  

Célestin Freinet (1896-1966) 

Contra o ensino tradicionalista, o francês Célestin Freinet é um dos educadores inseridos na corrente conhecida como Escola Nova, que direciona a educação para uma forma mais ativa e centrada no aluno, e não mais no professor e na cultura da enciclopédia.  

Criador do Estudo do Meio, para o educador o trabalho e a cooperação vêm em primeiro lugar, isto é, a educação deve servir para formar o cidadão para o trabalho livre e criativo, com capacidade para dominar e transformar o meio onde vive, tendo a habilidade de interação e ação com o meio, espírito crítico e ao mesmo libertar a pessoa que o executa. 

Muitos de seus conceitos e atividades desenvolvidas são amplamente aplicados nas escolas em todo o mundo até os dias de hoje, tais como, as aulas-passeio, cantinhos pedagógicos, a troca de correspondência entre alunos de escolas diferentes, os torneios escolares de matérias, como as Olimpíadas de Matemática, de Português, entre outros.  

Comece seu futuro hoje!

Seja na alfabetização ou na busca pela conclusão dos estudos através de supletivos e exames supletivos, a educação de jovens e adultos exerce um papel fundamental na sociedade e na busca pela cidadania plena, pois contribui diretamente para que pessoas de classes menos favorecidas tenham acesso a melhores oportunidades e possam usufruir plenamente de seus direitos como cidadãos.  

Se você está em busca de uma forma segura e rápida de concluir os estudos, fale com uma unidade da sua região pelo WhatsApp