5 Dicas de Documentários na Netflix para estudar Ciências da Natureza

Estudar, estudar, estudar! A gente sabe que durante o período de preparação para provas importantes como o Encceja e o Enem sobra pouco tempo para o lazer, mas com o uso de tecnologias é possível unir o útil ao agradável e estudar utilizando ferramentas que vão além das apostilas e aulas, e que podem te ajudar tanto nas provas objetivas quanto na Redação. 

Prepare a pipoca e seu snack favorito porque hoje é dia de conferir 5 dicas de filmes e séries documentais disponíveis na Netflix que vão te ajudar a estudar ou revisar conteúdos importantes da área de Ciências da Natureza. 

Confira. 

Nosso Planeta (2019)

Com imagens de tirar o fôlego dos mais variados lugares na Terra, a série apresenta a história do nosso planeta ao mesmo tempo em que discute as mudanças climáticas mais recentes e como nós, seres humanos, podemos ajudar outras espécies a prosperarem e a importância de preservar este que é o lar de todos nós.

Explicando… O Coronavírus (2020)

A minissérie em 3 episódios (até o momento) busca investigar a pandemia do novo coronavírus, apresentando os esforços de cientistas no combate a doença e os impactos da pandemia na saúde mental das pessoas.

Entre os assuntos relacionados a ciências, este provavelmente é um dos que mais serão cobrados nas próximas provas importantes como o Encceja, Enem e vestibulares, pois além de ser uma questão de saúde mundial, a pandemia afetou a economia e a política de muitos países. 

Oceanos de Plástico (2016)

O uso, desperdício, e principalmente, o descarte incorreto de comodidades em nosso dia a dia como garrafas PET, sacolas, copos e outros utensílios feitos de plástico, não afetam apenas a saúde dos oceanos, mas também trazem prejuízos diretos aos seres humanos, inclusive financeiros. 

Neste filme documentário, apresentado pela jornalista e mergulhadora Tanya Streeter, o espectador poderá ter uma noção do tamanho do impacto da poluição ambiental causada pelo lixo plástico nos oceanos, com acesso a dados sobre a produção de produtos plásticos mundial. 

Dica de leitura extra sobre o assunto:

 – Revista Exame: Poluição dos oceanos por plástico custa ao mundo US$2,5 trilhões por ano por Vanessa Barbosa. 

Universo (2009)

A série científica com a assinatura do History Channel explora segredos do Universo, incluindo do planeta Terra, através de impressionantes animações baseadas em teorias e fatos, e ainda depoimentos e análises de cientistas dos mais variados campos como astrofísica, astronomia e cosmologia. 

Eu e o Universo (2018) 

Voltado ao público infanto-juvenil, “Eu e o Universo” é uma excelente forma de aprender ciências em família, juntando todo mundo para explorar temas que vão desde os oceanos e pensamentos até mídias sociais e os sonhos, em episódios curtos de aproximadamente 20 minutos cada. 

Gostou das sugestões? Tem algum filme ou série documental para indicar para a gente? Deixe suas sugestões abaixo nos comentários ou marque o @cursoevidenteoficial nas suas redes sociais.