5 Dicas para você se preparar para a prova de conclusão dos estudos

O caminho até a aprovação para quem sonha com o diploma do Ensino Médio não se trilha de um dia para o outro. Existem diversas etapas, além de estudar, que o candidato deve fazer para chegar até a data da prova realmente preparado. 

Hoje vamos falar sobre as práticas que podem te ajudar a estudar com mais eficiência e a fazer a prova de conclusão dos estudos com mais tranquilidade. 

1. Conheça o formato que te ajuda a compreender melhor as matérias

Existem pessoas que para entender realmente um conteúdo precisam revisá-lo diversas vezes, outras que precisam fazer muitos exercícios, e ainda os que precisam ouvir outras pessoas explicando um conteúdo para realmente compreendê-lo. Da mesma forma que existem várias formas de ensinar, existem várias formas de aprender. 

Pensando nisso, você consegue responder a pergunta: qual é o método que mais se adequa ao seu perfil como aluno?  Talvez você já saiba a resposta para essa pergunta, mas caso não saiba, aqui vão algumas dicas de como identificar seu perfil. 

• Você aprende melhor quando está em um ambiente silencioso ou conversar sobre o conteúdo te ajuda mais? 

• Você aprende mais assistindo a vídeos gravados ou aulas ao vivo? 

• Você precisa repetir as informações de forma escrita ou verbal para memorizar ou apenas escutando outros falarem é o suficiente? 

• Você consegue se concentrar facilmente ou toda vez que chega a hora de estudar é uma luta?

Conhecer esse detalhe sobre si mesmo é um ponto de partida importante para elaborar sua estratégia e cronograma de estudos. Procure técnicas de estudos que se adequem ao seu perfil e assim, você conseguirá estudar com mais garra. 

2. Busque se concentrar

Atividades de estudo exigem um nível de concentração elevado para a maioria das pessoas e dificilmente podem ser feitas no modo automático.

O mundo moderno traz diversas distrações para o dia a dia da pessoa que estuda em casa, e pode ser ainda mais difícil se você não tem um canto próprio para isso, mas adotando algumas medidas a atenção plena nos estudos é possível. 

Segue uma dica de exercício de concentração para focar nos estudos.

• Expiração alongada: antes de começar a estudar ou de efetivamente fazer prova ou nos momentos em que se sinta começando a se distrair, busque se concentrar na sua respiração. 

o Inspire longamente pelo diafragma por alguns segundos, indica-se o mínimo de 3 segundos; 

o Segure o ar nos pulmões pelo mesmo tempo em que inspirou; 

o Expire dobrando a contagem de tempo. Se inspirou por 3 segundos, expire por 6 segundos; 

o Recomece. 

3. Estude com antecedência 

No Brasil o tempo regular para conclusão do Ensino Médio é de três anos. Portanto, é correto pensar que não é possível concluir os estudos com uma prova sem ter algum nível de conhecimento e, além disso, preparo e ter algumas cartas na manga, como macetes e conhecer a prova que será feita, facilitam o processo. 

Apenas estudar versões anteriores sozinho é um caminho que muitos candidatos usam, mas os conteúdos variam, e aí quando o dia da prova chegar, pode-se perceber que não estudou o que precisava.

Para corrigir isso, busque orientação profissional, faça revisões pelas matérias indicadas pelo organizador da prova, não deixe acumular conteúdos, elabore um cronograma do que precisa ser estudado e busque ferramentas que se encaixam no seu perfil de estudante. 

4. Treine Redação 

Seja para o exame supletivo, Enem, vestibular, concurso público e outros exames, a Redação é uma etapa importante da prova, por isso, não deve ser ignorada de forma alguma. 

Busque treinar escrever sobre temas atuais variados no formato das provas anteriores, pois qualquer desvio do que é pedido pode resultar em reprovação, leia livros e notícias, visto que é fundamental se manter atualizado e ter argumentos para quando o dia da prova chegar.

Na prova de Linguagens do Encceja, por exemplo, se o candidato vai bem nas questões objetivas da prova de Linguagens, mas falha na Redação, ele terá que refazer toda a prova de Linguagens novamente no próximo ano para conseguir o certificado, mesmo que vá bem em todas as outras matérias. 

5. Anote suas dúvidas

Durante a aula ou em suas horas de estudos individual, anote suas dúvidas para tirar com o professor depois. A explicação do professor pode fazer com que um conteúdo que pareça difícil se torne fácil, mas é claro, para você saber fazer as perguntas certas, estudar os conteúdos com antecedência é primordial. 

Anote suas dúvidas em post-its, em espaços reservados para isso no caderno ou na apostilha ou em aplicativos do seu celular.  O importante é que as principais dúvidas e perguntas sejam anotadas até a próxima aula daquela matéria e não apenas deixadas a sorte para você lembrar do que perguntar. 

Curtiu essas dicas? Siga o Curso Evidente nas redes sociais para ficar de olho nas dicas por lá. 

Facebook

Instagram