5 filmes para você saber mais da História do Brasil

5 filmes que vão te ajudar a conhecer mais da História do Brasil (e melhor: disponíveis na Internet)

Estudar é importante para quem quer alcançar seus objetivos. Fazer isso assistindo a filmes de graça é melhor ainda. O Curso Evidente preparou uma lista para te ajudar nessa missão. Desta vez, o foco é a História do Brasil e Conhecimentos Gerais.

Prepare a pipoca (e o caderno de anotações)!

Olga

Produzido em 2004, esse filme se passa em um tempo importante da História do Brasil, a ditadura de Vargas. Além disso, esse longa metragem nacional tem como contexto a Guerra Fria, um período de disputas entre os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (comunista). Olga, personagem principal do filme, mantinha um romance com o líder comunista brasileiro, Luis Carlos Prestes.

Outro ponto interessante é o papel da mulher. As provas para conclusão dos estudos têm tido um olhar especial sobre igualdade de gênero.

#ficadica

Os Anos JK – Uma trajetória política

A posse do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira em 1956, a construção de Brasília, os bastidores políticos e a posse de Janio Quadros são alguns dos temas presentes no filme Os Anos JK. Diferente de Olga, que é um drama romântico, esse é um documentário. Menos entretenimento, mais conhecimento.

Temas como a crise política da época e o Golpe Militar também estão presentes. Vale lembrar que, pelo episódio recente de impeachment no Brasil, os temas “crise” e “golpe”, estão em alta.

Guerra dos Canudos

Estrelado por José Wilker, esse filme se passa na República Velha, nome dado a primeira fase da República até a Revolução de 1930. Porém, o novo regime político passava por resistências, como do grupo liderado por Antônio Conselheiro. Como contexto, a luta de camponeses do sertão nordestino com grandes fazendeiros.

Além da Guerra dos Canudos em si, essa discussão ligada à Reforma Agrária também é um tema relevante para as provas.

Chatô, o Rei do Brasil

Para conhecer mais da História da Comunicação no Brasil, este filme lançado em 2015 é uma ótima pedida (especialmente para quem sonha em ser jornalista, publicitário(a) ou atuar em veículos de comunicação). Ele conta a história de Assis Chateaubriand. Entre outras coisas, Chatô, como ficou conhecido, foi o responsável por trazer a televisão para o Brasil e promover a primeira transmissão em 1950.

São temas que, além de ajudarem a conhecer de História, somam em conhecimentos gerais.

O descobrimento do Brasil

Para finalizar a nossa lista, vai um filme literalmente histórico. Ele foi produzido por Humberto Mauro em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas. Sua produção fez, inclusive, parte da política nacionalista do então presidente.

O foco é a chegada dos portugueses no Brasil. Há trechos verídicos da carta de Pedro Vaz de Caminha para Portugal contando da descoberta. Vale a pena “navegar” nessa história.