6 Técnicas de concentração para lidar com a ansiedade na hora de estudar

Um pouco de ansiedade é natural, mas quando é demais, ela pode ser paralisante e atrapalhar sua concentração nos estudos e toda a sua rotina e planejamento. 

E como falar é fácil, difícil é conseguir executar, trouxemos para você 6 técnicas de concentração para lidar com a ansiedade na hora de estudar. Vamos lá! 

Controle sua respiração  

Essa dica serve para o controle de ansiedade em diversos cenários, inclusive nos estudos. Quando começar a se desesperar e sentir que o nervosismo está batendo, evite respirar muito rápido e pela boca, em vez disso comece a praticar a respiração consciente, lenta e profunda.  

Respire profundamente pelo nariz por 3 segundos, segure por 2 segundos e expire pela boca por 4 segundos. 

Tente fazer isso diariamente por pelo menos 15 minutos, não só nos momentos estressantes. A oxigenação correta do cérebro favorece a tomada de decisões, raciocínio lógico, organização dos pensamentos, atenção, memória e compreensão dos conteúdos estudados.  

Organize seu tempo de estudo  

Planeje e crie um cronograma de estudos de acordo com a sua realidade de vida. De nada adianta pegar o modelo pronto daquela influencer bombada do #studygram se a realidade em que você vive é completamente diferente, isso pode até ser um gatilho de ativação para a ansiedade, caso você não consiga cumprir o cronograma.  

Leia também: Como elaborar o cronograma de estudos perfeito para você  

Considere suas necessidades de estudo com relação aos conteúdos, disponibilidade de tempo, quantas pausas precisa fazer para manter o foco, e em qual plataforma o seu cronograma fica mais fácil para você, se no papel, smartphone ou computador.  

Livre-se das distrações 

Quantas vezes você já não se viu só indo dar uma “olhadinha” no Instagram e passou horas deslizando pelo feed? As redes sociais podem ser suas aliadas em diversos momentos, mas não na hora em que estiver estudando.  

Quando começar o período de estudo de um tema, se possível desative notificações do celular, desligue a televisão e outros aparelhos que podem causar distrações, e evite ficar em locais por onde transitam muitas pessoas que possam querer “puxar papo” com você.  

Organize seu espaço de estudo 

A organização do ambiente de estudo impacta positivamente no cumprimento de tarefas e na produtividade, te ajudando a executar as tarefas no prazo, na concentração e torna a execução delas mais eficiente. E não estamos falando apenas do espaço físico.  

Tenha você um cantinho para os estudos ou não, organize os materiais que usa com mais frequência e os deixe mais acessíveis, e se livre daqueles impressos que não utiliza mais. O mesmo vale para os materiais digitais, como PDFs e e-books, devem ser catalogados e organizados por pastas de cada matéria e por tema, assim, quando você for procurar um conteúdo ele estará, literalmente, na palma da sua mão.  

Um ambiente desorganizado pode tanto ser um sinal ou a causa de ansiedade, além de outros problemas de ordem mental, por isso, caso perceba que isso está atrapalhando sua vida, procure ajuda médica.  

Estude de formas diferentes 

Existem diversas técnicas de estudos como o Método Robinson, Revisão, Técnica Pomodoro, Mapas Mentais, Estudo Mnemônico, Questionário, entre outras. Conheça e tente estudar intercalando as técnicas para deixar o estudo mais dinâmico e menos maçante.  

Além disso, busque conteúdos em áudio e vídeo, seja no YouTube, podcasts, documentários, filmes, e até mesmo música, uma ótima forma de estudar inglês, por exemplo.  

Seja flexível e não se esqueça das pausas  

Um bom desempenho nas provas não é resultado apenas de horas de estudo, mas também de uma mente sã. Aprenda a separar um tempo para o descanso e lazer, e evite pensar nos compromissos nesses momentos, pois além de te deixar mais ansioso, uma vez que o conteúdo pode parecer que nunca vai acabar, a falta de repouso pode afetar o aprendizado.  

Após algumas horas o foco e a capacidade de retenção de informações podem ser comprometidos, especialmente se você estiver privado de sono. Assim, continuar estudando quando está muito cansado torna-se uma forma de prejudicar a sua memória de reter o conteúdo estudado enquanto estava bem.  

Curtiu esse conteúdo e acha que ele pode ser útil para um amigo ou familiar que está se preparando para uma prova importante? Compartilhe o post.  

Siga-nos nas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook