Como a tecnologia atual influencia no meio estudantil?
O perfil do estudante e do professor brasileiro está mudando e muito dessa mudança se deve a influência de novas tecnologias e seu uso dentro e fora de sala de aula, tornando o processo de ensino e aprendizagem muito mais dinâmico, mas também trazendo novos desafios.
Há alguns anos, por exemplo, seria inviável estarmos fazendo aulas online e ao vivo com a eficiência demandada durante a pandemia, o que só foi possível graças a melhorias e acessibilidade da população a internet e equipamentos como smartphones, tablets e computadores. Aliar tecnologia e ensino tornou-se, portanto, mais do que uma escolha, mas uma necessidade, sendo inclusive aplicada ao ensino presencial e semipresencial.
A tecnologia transformou o modelo de ensino, em que o aluno era apenas um expectador do conhecimento transmitido pelo professor, em algo independente, tornando o aluno inclusive mais responsável pela organização do seu tempo e do espaço, e motivando docentes a se atualizarem constantemente para aproveitar melhor as ferramentas pedagógicas digitais para facilitar e aprimorar seu trabalho.
A relação aluno x escola
A rotina escolar passou a ser algo mais próxima e ágil com o uso de tecnologias, aparelhos e softwares, estreitando laços e facilitando processos não só de aprendizado, mas também burocráticos.
Hoje, as secretarias aceitam o envio de documentação por meio eletrônico, os alunos conseguem enviar trabalhos e atividades ao professor mesmo que não consiga estar presente na aula naquele dia, o ensino EAD passou a ser uma opção para pessoas que antes não conseguiam estudar devido a obrigatoriedade da presença em sala de aula. Os exemplos nas mudanças vão desde as mais sutis as mais drásticas.
Desempenho dos alunos
Além das aulas online ou presenciais, o aluno dispõe de mais recursos de pesquisa e estudo que vão além das bibliotecas, usando todo tipo de recurso tecnológico.
Sites como o YouTube e serviços de streaming, como a Netflix e Spotify, por exemplo, oferecem uma gama enorme de conteúdos variados como documentários, podcasts e até mesmo aulas completas sobre os mais variados temas e áreas do conhecimento, o que torna o processo de aprender muito mais personalizado e interessante ao aluno.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Aqui no Curso Evidente o ambiente virtual de aprendizagem pode ser acessado pelo aluno para ver aulas ao vivo, gravações e os materiais extras disponibilizados pelos professores, além de poder se programar a partir do cronograma de aulas que é publicado semanalmente.
Não existe ensino EAD sem AVA, pois é nele que todo o processo de ensino se dá. Por aqui já utilizávamos essa solução para os alunos dos cursos presenciais para disponibilizar materiais em formato digital sempre que possível, mas certamente o cenário atual nos impulsionou a fazer grandes mudanças na plataforma.
O ambiente virtual de aprendizagem é, portanto, como a sala de aula física, e tanto professores, quanto coordenação fazem o acompanhamento do aluno através desta plataforma, e o aluno precisa se comportar e se organizar para encarar o AVA como qualquer espaço de aprendizado físico.
Como você utiliza a tecnologia a seu favor no processo de aprendizagem? Conta para gente aqui nos comentários e compartilhe suas dicas para outros alunos buscando novas ideias de como usar a tecnologia a seu favor.