A dificuldade de concentração pode atrapalhar nos estudos?
Por que é tão difícil se manter concentrado na hora de estudar? Muitas pessoas reclamam da falta de concentração e principalmente da distração no momento de se dedicar para um vestibular, concurso ou até mesmo de ler um livro, mas algumas dicas simples podem ajudar a melhorar a concentração.
De acordo com a consultora em concursos públicos, Lia Salgado, em uma entrevista ao G1, existem diversos fatores que podem desviar a atenção do estudante, como a fome e o cansaço por exemplo, fazendo com que haja a perda da concentração.
Outra dificuldade relatada pelos estudantes é a falta de tempo. Em meio a uma rotina tão corrida, geralmente o período dedicado aos estudos é insuficiente. A consultora orienta que é importante ter planejamento, criar uma rotina de estudos e até mesmo um calendário com horários e tarefas estipulados, que podem ajudar bastante.
O excesso de informação e a utilização incessante das novas tecnologias, principalmente do celular, também são fatores que acarretam no desvio da atenção na hora de estudar. Segundo o neurocientista e psicólogo cognitivo Daniel Levitin, atualmente as pessoas estão consumindo por dia uma quantidade de informação que equivale a 175 jornais.
Para ter uma boa qualidade de vida e consequentemente uma capacidade de concentração maior, o ideal é se desligar por um tempo dos dispositivos móveis, dormir no horário e local adequados, alimentar-se corretamente e organizar o tempo para que não haja nenhuma distração nos momentos de estudo. E se mesmo assim a concentração estiver difícil, faça pausas durante o dia para descansar o corpo e a mente.