Certificado do Ensino Médio em mãos significa mais oportunidades profissionais e de avançar nos estudos

O tempo acaba mostrando o quanto concluir os estudos é importante, e graças a iniciativas voltadas para a educação de jovens e adultos, muitos voltam a estudar, e com o diploma do ensino básico podem avançar nos estudos e garantir melhores oportunidades profissionais. E como não existe apenas um caminho a ser seguido após o Ensino Médio, é chegada a hora de avaliar as vantagens e desvantagens das opções pós essa etapa e qual é a mais indicada para você.   

Seu foco é o mercado de trabalho? 

Ter como principal preocupação o mercado de trabalho não quer dizer que você deva deixar de estudar. Para quem já está empregado e quer ocupar cargos melhores ou deseja conseguir uma colocação no mercado de trabalho, existem diversas opções que garantem melhor empregabilidade e salários, sem necessariamente precisar de uma faculdade. 

Dentre eles, com duração que pode variar desde algumas horas até alguns meses, os cursos livres se destacam, pois geralmente possuem um custo menor e numa rápida busca por vagas de emprego, vemos eles como os principais requisitos em várias áreas. É o caso de cursos de idiomas, e outros mais específicos, voltados para métodos de trabalho, como Office, Adobe Photoshop, manutenção de computadores, auxiliar administrativo, cuidador de idosos, e muitos outros. 

Outra opção é fazer um curso técnico, com duração um pouco maior, eles geralmente se estendem de 1 a 2 anos e proporcionam um preparo mais aprofundado em profissões específicas, sem deixar o caráter prático de lado. De acordo com o portal Guia da Carreira, entre os cinco cursos técnicos que proporcionam os melhores salários estão os de técnico em programação, logística, recursos humanos, seguros e contabilidade. Apesar de terem mensalidades mais altas que os cursos livres, a remuneração para quem concluir um curso técnico, também é maior. 

Para quem anseia por mais estabilidade financeira e na carreira, no Brasil o serviço público é uma ótima opção para quem tem o nível médio. Apesar da concorrência ser grande, é possível conciliar o trabalho enquanto se prepara para concursos, mas é preciso estudar, e muito. Se você não se sente preparado e não consegue se preparar sem ajuda, existem preparatórios específicos para esse tipo de exame.  

O sonho de fazer uma faculdade!

Para muitos jovens e adultos que buscam a certificação do ensino médio, esse é apenas um degrau para alcançar um sonho maior, ingressar na faculdade. Se você já pesquisou e já avaliou todas as possibilidades e chegou à conclusão de que a faculdade não é só o seu objetivo, mas também é viável, pode comemorar. 

Com o certificado em mãos é possível se inscrever em vestibulares de faculdades públicas, privadas e no Enem, inclusive é possível prestar provas de certificação rápidas, como o Encceja, no mesmo ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio, e no seguinte ingressar em um curso superior. 

Com a nota do Enem é possível ter acesso a programas governamentais que permitem o acesso ao ensino superior e/ou técnico, como o como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A nota também pode ser considerada para o acesso a universidades privadas. 

Concluir os estudos é possível em qualquer época da vida

A adolescência é um período de grandes transformações físicas e biológicas, quando não se é mais criança, mas também não se é adulto. E dentre tantos desafios a serem enfrentados, por diversos motivos, que muitas vezes não dependem da vontade do adolescente, estudar acaba perdendo o lugar de prioridade que deveria ocupar e a evasão escolar acaba atingindo seu pico exatamente nos anos do Ensino Médio. 

Quer concluir os estudos de forma rápida e segura? Lembre-se que nunca é tarde para concluir os estudos e o ensino regular não é a única opção para alcançar esse objetivo na fase adulta. 

Fale Conosco e saiba como.