Como elaborar o cronograma de estudos perfeito para você

A organização na hora de estudar é crucial para tornar os estudos para as provas mais eficientes.  

Seja um modelo impresso escrito a mão no caderno ou no planner ou as versões digitais em planilhas ou aplicativos, manter um cronograma de estudos planejado de acordo com as suas necessidades e disponibilidade de tempo é fundamental para que você possa dar conta de todo o conteúdo a ser estudado para as provas.  

Leia também: Conheça o Método Robinson 

Bons hábitos de estudos não se resumem a ficar debruçado pelo máximo de horas possíveis sobre os livros, mas sim em otimizar o tempo disponível para que os conteúdos a serem estudados estejam de acordo com suas necessidades de aprendizado.  

Elaborando o cronograma perfeito para você 

1. Conheça sua rotina 

O primeiro passo para elaborar um cronograma de estudos é conhecer sua rotina, pois de nada adianta planejar estudar por 6 horas diariamente, se você tiver apenas 2 horas disponíveis. 

Liste suas outras atividades como trabalho, cuidados pessoais, refeições, lazer, atividades físicas e outros compromissos, e a partir deste ponto defina quanto tempo você tem ou pode disponibilizar para estudar, se necessário reorganizando sua rotina.  

2. Defina os horários de estudos 

Os horários do cursinho, presenciais ou de aulas ao vivo, geralmente são predeterminados, então você precisa se organizar apenas para os períodos em que vai estudar sozinho. 

Se for possível estudar nos horários em que você está mais disposto, melhor. Caso não, procure reservar períodos do dia que serão apenas para os estudos, mas buscando estudar por pelo menos de 2 a 4 horas diariamente, incluindo o tempo de duração da aula.  

A gente sabe que muitos que estão se preparando para o Encceja precisam conciliar trabalho, família, atividades sociais e estudos. Por isso, nossa dica é não se prender muito em estudar por horas consecutivas, mas sim se dedicar no seu tempo disponível.  

Exemplo, se tem 30 minutos livres no horário de almoço, reserve-os para os estudos, encaixe atividades como leitura, revisão ou para estudar atualidades.  

3. Como dividir as matérias 

As matérias que você tem mais dificuldade devem ocupar um maior espaço no seu plano de estudos, preferencialmente dedicando pelo menos 1 hora para cada matéria diariamente. 

Se o tempo disponível possibilitar, intercale o estudo de pelo menos duas ou três matérias diariamente, variando entre as quatro áreas de conhecimento cobradas no exame.  

Por exemplo, no dia em que estudar uma das matérias de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologias), também estude uma das matérias de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física), de Matemática ou de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). 

Essa tática é excelente para evitar que sua mente se canse por ficar muito tempo estudando os mesmos assuntos e uma forma de assimilar melhor os conteúdos.    

4. Não se esqueça das pausas 

Caso a sua rotina permita que você estude por mais de 1 hora por dia consecutivamente, inclua pausas de 5 a 15 minutos entre os períodos de estudo. O tempo dos intervalos vai depender de quantas horas seguidas você passe estudando e da técnica que utiliza para aprender. 

Responda mensagens, faça um lanche, caminhe, assista vídeos curtos, ou qualquer coisa que impeça que sua mente fique muito sobrecarregada e atrapalhe o aprendizado. 

5. Mantenha seu cronograma sempre atualizado 

Semanalmente liste os conteúdos que precisam ser estudados e atualize seu cronograma. Isso é muito importante para que você também faça sua autoanálise e verifique quais conteúdos precisam ser reforçados naquela semana. 

Muitos desistem de fazer a prova de conclusão dos estudos com a desculpa de não ter tempo para estudar, mas na verdade é mais por falta de organização e apego a ideias predefinidas.  

Pensando em te dar uma mãozinha, elaboramos um modelo de cronograma de estudos para você baixar e personalizar conforme suas necessidades. Faça o download, clique aqui