Como estudar para a prova de História de exames certificadores

Estudar História vai muito além de memorizar fatos, cronologias ou nomes de personalidades importantes, apesar de serem partes importantes do estudo da disciplina.

Porém, a fim de construir um pensamento crítico sobre as transformações sofridas pela humanidade, incluindo seu modo de vida, você deve estudar com a mente aberta para as perspectivas que cada evento histórico possa ter desencadeado ao longo dos anos. 

Confira dicas de como estudar para fazer uma boa prova de História de exames certificadores. 

Leituras, resumos e mapas mentais

O embasamento teórico é indispensável para compreender o contexto social, político e econômico de qualquer período na história, e a leitura do material didático é uma das etapas mais importantes dos estudos para se obter esse conhecimento. 

Para ler História com eficiência, o candidato pode recorrer a técnicas de estudos que o ajudem a alcançar seus objetivos. Uma ferramenta bastante simples de ser usada é a prática de escrever resumos, que não só irão ajudar a memorizar o conteúdo estudado, mas também a elaborar respostas para questões dissertativas e na redação. 

Construir Mapas Mentais é outra solução, pois esse método é ótimo para ajudar na retenção de novos conhecimentos. Para organizar o conhecimento através de mapas mentais, que podem ser construídos a mão ou com o auxílio de programas e aplicativos, o aluno pode recorrer a elementos como palavras, imagens, números, cores, etc. 

Assista a videoaulas e documentários 

Existe uma enorme gama de assuntos na disciplina de História, por isso, recorrer a variados métodos de aprendizado é uma excelente forma de complementar os estudos em sala de aula ou até mesmo de estudar assuntos que não foram abordados. 

Busque conteúdos sobre temas clássicos do mundo como a Revolução Francesa, Revolução Industrial, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra Fria, mas sem esquecer de temas obrigatórios sobre a História do Brasil, como a Ditatura Militar, Era Vargas, República Velha, República Populista, entre outros. 

Assim como estudamos a Peste Negra, a maior pandemia já registrada na história da humanidade, que atingiu o continente europeu em meados do século XIV, e suas consequências, a pandemia atual de COVID-19 também é um tema com forte impacto sobre os desdobramentos da História. 

Apenas para citar um exemplo do estudo de Atualidades para a matéria de História, pois a história está sendo construída todos os dias e eventos contemporâneos também podem ser cobrados em provas da matéria e na Redação. 

Você encara a matéria de História da forma correta? 

Para a melhor abordagem na hora dos estudos de História busque compreender os acontecimentos passados e a forma como eles refletem no presente e no futuro.

Estudar a disciplina de História sobre esse prisma vai te ajudar a relacionar a matéria a aspectos sociais, econômicos, religiosos, ideológicos e políticos, e ajudar a responder as questões da prova objetiva e ainda a fazer uma melhor Redação, independente do tema. 

Busque analisar os materiais à disposição com um olhar crítico, pois ser capaz de fazer essas conexões é atualmente a principal competência cobrada dos candidatos em provas desta modalidade de certificação dos estudos. 

Prepare-se para os principais exames certificadores com o campeão em aprovações. Venha para o Curso Evidente!