Como estudar Redação para os exames certificadores dos estudos

A Redação é uma das etapas mais importantes e igualmente mais temidas pelos candidatos à conclusão dos estudos através dos exames certificadores, mas com o devido preparo e dedicação ao estudo da disciplina é possível deixar o nervosismo de lado e fazer uma boa prova e finalmente conquistar o certificado do ensino fundamental ou médio. 

Quais são as competências avaliadas em Redação

Antes de começar a estudar é importante entender a estrutura da prova de Redação do exame. No caso dos exames certificadores e até do Enem, é fundamental que o candidato demonstre boa capacidade de Interpretação de Texto e Atualidades, mas também um bom domínio da linguagem e saber apresentar uma proposta de soluções em um texto dissertativo-argumentativo. 

Tendo isso em mente, vamos as dicas para te ajudar a mandar bem nos estudos e na prova de Redação. Confira! 

1. Faça da leitura um hábito diário 

A proposta da Redação das provas de certificação geralmente envolve temas da Atualidade com relevância para a sociedade, por isso, estar preparado não significa apenas escrever bem, mas ter argumentos para elaborar o texto. A leitura de livros, jornais e revistas ajuda a enriquecer o vocabulário, amplia o repertório cultural, e ajuda a ter argumentos para sustentar um texto dissertativo-argumentativo com confiança, independente do ponto de vista do candidato. 

2. Ouça podcasts e assista noticiários, filmes e séries 

Pode parecer estranho incluir filmes e séries, na mesma categoria de noticiários, porém, como as provas de redação geralmente são interdisciplinares faz total sentido que o candidato busque informações em fontes diversas.

Pode ser que a proposta da prova seja um assunto de biologia, como é o caso da Pandemia de COVID-19 que começou em 2020, por exemplo, e a redação solicite ao participante para explorar as ramificações políticas, sociais e econômicas que envolvem o tema. 

Por isso, a importância de assistir filmes e séries, especialmente os documentais e àqueles que abordam temas sociais importantes, e os noticiários para se manter atualizado. 

3. É hora de praticar suas habilidades de produção de texto 

Como não é possível saber o tema da prova de antemão, o candidato deve treinar as diversas possibilidades com diferentes focos, sempre produzindo textos argumentativos seguindo a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, idealmente organizados em no mínimo três ou quatro parágrafos.

O ideal é que durante o período de preparação, você produza pelo menos de duas a três redações por semana, de temas variados e em pauta no período, e sempre respeitando o estilo de texto (dissertativo-argumentativo), o tempo de prova disponibilizado e o limite de 30 linhas.  

O tempo disponível para a produção da Redação no Encceja pode variar de acordo com cada candidato, pois ela acontece no mesmo período de outras provas objetivas do exame, geralmente no período da tarde. Ou seja, quanto mais rápido as questões objetivas forem respondidas, mais tempo sobra para você escrever sua redação. A recomendação é a de que você se programe para concluir essa etapa em pelo menos 1h30. 

4. Autocorreção

A leitura e a prática de produção de textos são fundamentais para uma Redação de qualidade que garanta a aprovação na prova, mas ainda assim é importante que durante o período de preparação você avalie os textos que está produzindo e identifique seus principais erros. 

Seja o uso incorreto de uma palavra, acentuação, pontuação ou até mesmo repetição das palavras, ler o próprio material e buscar soluções para corrigir os próprios erros é também uma forma de estudar para redação e, claro, se aprimorar. 

Leia seus textos com atenção. Caso utilize muitas vezes os mesmos termos, particularmente os conectivos textuais, procure conhecer sinônimos que possam ser usados em substituição. Se estiver em dúvida sobre a grafia de certas palavras, verifique o significado dela, a Língua Portuguesa é repleta de situações que podem ser vistas como pegadinhas, como as palavras Homófonas, por exemplo. 

O Curso Evidente está com matrículas abertas para o preparatório para as principais provas de conclusão dos estudos no país. Não perca mais tempo, junte-se ao time campeão em aprovações! Clique aqui.