Como lidar com as dificuldades e voltar a estudar

Nunca é tarde para voltar a estudar, e prova disso é que dentre as pessoas que procuram o curso preparatório para o Encceja do Curso Evidente estão muitas da terceira idade. Mas apesar de concluir os estudos ser o sonho de muitos, às vezes, as dificuldades da vida acabam se tornando empecilhos nessa jornada. 

São tantos os motivos que podem forçar a uma pausa curta ou de longos anos nos estudos, questões financeiras, proposta de emprego, gravidez e a criação dos filhos, logística, questões de saúde física e mental, e outros fatores que surgem na vida diária. 

Hoje vamos falar sobre o que você pode fazer para lidar com as dificuldades que te impedem de voltar a estudar a fim de evitar que elas voltem a te atrapalhar no futuro.  

Vamos lá?

Confira 5 passos para voltar a estudar

Se em algum momento algo te forçou a parar de estudar e agora você tem receio de retornar e acabar não conseguindo lidar com a nova rotina, confira essas dicas para melhorar suas chances de sucesso nessa empreitada. 

1. Trace seus objetivos 

Ter uma meta é o primeiro passo para retomar os estudos e para não desistir na primeira dificuldade que aparecer. Aquele seu objetivo do passado, de quando parou os estudos, pode ser válido, mas a pessoa de hoje é outra, com outros anseios e desejos.

Quais são eles? O que você quer fazer após concluir os estudos? Você quer estudar por satisfação pessoal ou necessidade? O quanto o certificado do ensino médio irá impactar na sua vida? São perguntas importantes que podem te dar uma luz sobre qual é o seu objetivo final e ao saber qual é esse objetivo, fica muito mais fácil correr atrás dele. 

2. Superando preconceitos 

Idade, condição social e financeira, gênero, muitas vezes o preconceito sofrido ou que o medo de o sofrer pode ser uma barreira que impede pessoas de voltarem a estudar. Não deixe o sentimento de inferioridade te sobrepujar e impedir de realizar seu sonho, os estudos são sempre um facilitador do caminho e não devem ser vistos como um fator limitante. 

Investir nos seus estudos é uma grande iniciativa e você não deve deixar que ninguém te diga o contrário e que os seus objetivos são inatingíveis devido a qualquer que seja sua condição. 

3. Veja quais são as melhores opções para você 

Por ter ficado algum tempo afastado dos estudos tradicionais, você pode ainda estar preso a ideia de que para voltar a estudar é necessário ficar 4 horas diariamente de segunda a sexta-feira em uma sala de aula de aula. E se essa opção se encaixa na sua realidade, tudo bem, este também é um caminho para terminar o ensino fundamental ou médio, mas não é o único. 

Avalie qual é a sua disponibilidade para os estudos na sua rotina diária e quais ajustes podem ou precisam ser feitos. Através de exames supletivos você pode concluir os estudos com apenas uma prova, estudando apenas 1x por semana, mas para isso também é necessário dedicação. 

4. Planejamento

Organização e planejamento é a base para tudo na vida, até para fazer um ovo mexido você precisa se organizar. Um objetivo como a conclusão dos estudos exige que você se dedique e tenha disciplina, estude nas horas em que se programar para estudar e não deixe para o acaso, organizando quais conteúdos precisam ser estudados.

Para te ajudar, montamos um Cronograma de Estudos perfeito para o Encceja, clique aqui e faça o download. 

5. Começar é o mais difícil 

Você já deve ter escutado a frase acima alguma vez na vida e no caso de voltar a estudar após uma pausa, ela se aplica muito bem. Manter o foco e a determinação durante o caminho podem ser desafiadores, mas tomar a decisão e dar o primeiro passo é o mais importante. 

Para voltar a estudar, contar com o apoio de uma instituição como o Curso Evidente, especialista em aprovar nas principais provas rápidas de conclusão dos estudos, é fundamental. 

Quer conhecer nosso método de preparação para provas como o Encceja? Clique aqui e entre em contato com a unidade mais perto de você