Dieta para o cérebro: alimentos para turbinar a concentração e a memória

Se você enfrenta diariamente o desafio de se manter concentrado e armazenar os conteúdos estudados, o segredo pode estar nos alimentos que você está ingerindo, ou melhor, nos nutrientes que você não vem consumindo. A alimentação oferece um grande impacto no nosso processo de aprendizagem e, por isso, devemos ficar atentos aos alimentos que consumimos diariamente. 

Estudantes que pretendem prestar provas de conclusão dos estudos, concursos públicos, vestibulares, Enem e outros exames importantes, fique atentos as dicas a seguir. 

Cafeína

Vamos começar com a substância mais conhecida de todas, a cafeína, a aliada que pode se tornar vilã dos estudantes. O consumo regular da cafeína pode ajudar a melhorar a memória e a concentração, além de ajudar no combate ao cansaço. Pode ser consumida em cafés, chás pretos e no chocolate.

– A recomendação indicada para as bebidas é de até 4 xícaras por dia, em doses de 200ml cada. 

– O chocolate ajuda a liberar endorfina, sendo ótimo para aqueles momentos que além de cansaço, você se sentir muito estresse. Mas não exagere, um quadradinho por dia é o suficiente, preferencialmente amargo ou meio amargo.

Evite o excesso na busca por se manter alerta, o abuso de cafeína, pode levar a efeitos indesejados como nervosismo, ansiedade, problemas cardiovasculares, dores de cabeça, quedas de glicemia, entre outros.

Oleaginosas

As oleaginosas são sementes ricas em fibras e gorduras boas, além de serem ótimas fontes de vitaminas e minerais que juntos ajudam o cérebro a se manter atento e em sua capacidade de reter informações, sendo considerados alimentos perfeitos para o cérebro, além de diversos outros benefícios para o organismo, incluindo o aumento de energia para executar diversas atividades.

Entre as principais oleaginosas podemos destacar as nozes, pistache, amêndoas, castanhas, avelã e amendoim. Preferencialmente, esses alimentos devem ser consumidos in natura, mas também podem ser inseridos em receitas de bolos, saladas e outros pratos, mantendo sempre um cuidado para não exagerar na dose. 

Peixes

O Ômega-3, ácido gorduroso encontrado em diversas espécies de peixes de águas salgadas, geralmente profundas, como salmão, sardinha, arenque, truta e cavala, favorece o funcionamento neurológico, ajudando na regeneração de células e comunicação entre os neurônios, potencializando o aprendizado.

A melhor forma de consumir esses peixes é com a pele, onde se encontra a maior concentração de Ômega-3. 

Chás

Que tal reduzir o consumo de bebidas a base de cafeína e substituir por chás? 

Alguns chás também possuem cafeína, como é o caso do chá verde, mas a dose da substância é balanceada pela presença de outros componentes. Chás de catuaba, sálvia, ginkgo biloba, alecrim, centella asiática, ginseng, e diversas outras ervas podem ser potentes aliados do seu cérebro e do seu desempenho na hora de estudar. 

Dicas extras

– A falta de sono pode gerar desequilíbrio na concentração e capacidade de memorização também. Por isso, além de se alimentar de forma adequada, procure dormir bem. Para uma pessoa adulta, a quantidade de horas de sono por dia pode variar entre 7 a 9 horas. 

– Não fique muitas horas sem comer, pois jejuns prolongados prejudicam a liberação de neurotransmissores, devido a formação de radicais livres, e afetar sua memória. 

– Beba água, pois sede e desidratação não combinam com bom desempenho nos estudos. 

E vale a máxima “Mente sã, corpo são.” Bons estudos!