EJA x Exame Supletivo: entenda as diferenças

O EJA e os exames supletivos, entre eles o mais popular e de abrangência nacional Encceja, são as duas opções que jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade apropriada podem acessar para conquistar o diploma do Ensino Fundamental ou Médio. 

O Curso Evidente, por exemplo, é especializado em cursos preparatórios para exames supletivos, mas muitas pessoas nos procuram com a ideia de que somos uma escola EJA.

É para esclarecer de uma vez por todas e te ajudar a escolher a modalidade que melhor se adequa a sua rotina, que hoje vamos esclarecer as diferenças entre os dois modelos para você terminar os estudos. 

EJA 

A Educação para Jovens e Adultos, mais conhecida pela sigla EJA, é uma modalidade de ensino que pode ser cursada presencialmente ou à distância (EAD).

É dividida por etapas que representam as séries do ensino regular com módulos que duram em média 6 meses cada. A cada etapa concluída, o aluno deve prestar uma prova para avançar para a próxima, assim como no ensino fundamental e médio regulares. 

O tempo para conclusão dos estudos através do EJA depende de alguns fatores, sendo o principal deles o quanto você está atrasado nos estudos, quanto mais atrasado estiver, mais tempo levará para conseguir o diploma. Algumas escolas oferecem provas de nivelamento para avaliar o aluno antes que ele inicie os estudos.

O tempo de duração do curso também pode variar de acordo com cada estado, mas sempre seguindo a base estabelecida pelo Parecer CNE/CEB nº 6* de 7 de abril de 2010. 

Nele, fica estabelecido que a duração do curso para formação dos anos iniciais do ensino fundamental é a critério dos sistemas de ensino, já a duração mínima do curso de EJA voltado para conclusão dos anos finais (6º ao 9º anos) do ensino fundamental deve ter no mínimo 1.600 horas distribuídas ao longo de 2 anos (24 meses).

Para completar o ensino médio, a carga horária mínima cai para 1.200 horas de aula e a duração do curso é de até 1 ano e meio (18 meses).

Exame Supletivo

Os exames supletivos, como são conhecidas as provas de certificação do ensino fundamental e médio, são hoje a principal maneira encontrada por jovens e adultos para terminarem os estudos.

Se você busca uma forma rápida de concluir os estudos, vai gostar dessa modalidade, pois através dela é possível concluir os estudos com apenas uma prova, sem a necessidade de frequentar aulas regularmente, presencial ou à distância. Ideal para quem vive uma vida corrida de trabalho, família e outros compromissos. 

A mais famosa dessas provas é hoje o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos), que tem alcance nacional e internacional, e pode ser realizada também por pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL), e é organizada pelo INEP. Mas além dela também existem exames de alcance municipal e estadual. 

O diploma obtido através do Encceja é emitido por institutos federais e secretarias estaduais de educação, sendo 100% válido.

Clique aqui para saber mais sobre o Encceja. 

E quanto a idade? 

De acordo com o Parecer nº6 para ambas as modalidades as idades mínimas são de 15 anos para conclusão do ensino fundamental e de 18 anos para o ensino médio. 

No entanto, através de um exame supletivo é possível fazer a prova do ensino médio diretamente sem ter concluído o ensino fundamental, desde que o participante tenha 18 anos ou mais. Já no EJA para cursar os módulos do ensino médio é necessário antes concluir o ensino fundamental. 

Termine os estudos em menos de 1 ano

Concluir os estudos com apenas uma prova é uma vantagem que muitos buscam, mas para obter o certificado é preciso ser aprovado, e para isso, é indispensável se preparar. 

O Curso Evidente oferece aulas preparatórios 1x por semana em cursos de 3, 6 e 9 meses de duração para se adequar as suas necessidades. 

Venha ser Evidente, clique aqui e saiba mais. 

*Fonte:

Parecer CNE/CEB nº 6 de 7 de abril de 2010.