Encceja: uma das provas mais importantes do Brasil

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido pela sigla Encceja, é hoje a principal forma rápida de conclusão dos estudos do Ensino Fundamental e Médio para brasileiros que não puderam concluir seus estudos em idade apropriada, tanto em âmbito nacional quanto internacional. 

História do Encceja no Brasil e no Exterior

O exame voltado para educação de jovens e adultos foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº 2.270 de 14 de agosto de 2002. Desde o princípio devendo ser estruturado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e ficando a cargo das Secretarias da Educação estabelecer o uso dos resultados e emissão dos documentos de certificação de conclusão dos estudos. 

A princípio o Encceja era utilizado para certificação do Ensino Fundamental e Médio, porém, para os participantes que prestam a prova no Brasil, a atribuição de certificação deste último foi transferida para o Enem em 2009, permanecendo desta forma até 2016. Para os brasileiros no exterior, o Encceja permaneceu desde 2002 sendo a prova de certificação. 

A partir de 2017, o MEC designa novamente o Encceja como prova de certificação de conclusão do Ensino Médio, e o Enem passou a ser utilizado principalmente nos processos seletivos de acesso ao ensino superior. 

Aplicações e finalidades do Encceja

As provas do Encceja são aplicadas em quatro modalidades para atender diferentes públicos, que possuem editais e cronogramas diferentes, podendo ser aplicadas no Brasil e no exterior, neste caso são aplicadas pelo INEP em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Encceja se divide em: 

● Encceja Nacional: voltado para residentes no Brasil. 

● Encceja Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. 

● Encceja Exterior: brasileiros que residem no exterior. 

● Encceja Exterior PPL: brasileiros que residem no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Como dito anteriormente, um dos principais objetivos do Encceja é possibilitar que jovens e adultos que não puderam concluir os estudos em idade apropriada, até os 15 anos para o Ensino Fundamental e até os 18 anos para o Ensino Médio, conquistem o certificado do Ensino Fundamental e Médio. 

Com isso, um dos principais resultados obtidos é a correção do fluxo escolar que possibilita que jovens e alunos possam dar continuidade em sua formação, seja no ensino técnico ou superior, e terem melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Outra finalidade do exame é avaliar as competências, habilidades e saberes dos participantes, tenham elas sido obtidas no ambiente escolar ou fora dele. Essa verificação também permite as Secretarias de Educação avaliarem a necessidade de melhorias na oferta de educação para jovens e educação e nos formatos em que eles podem ser avaliados e certificados.

O Encceja passou por diversas transformações ao longo dos anos, acompanhando as mudanças nas políticas públicas de educação. O Curso Evidente está sempre de olho nas transformações do exame para oferecer o melhor preparatório de conclusão dos estudos para os alunos.

Prepare-se para o ENCCEJA e outros exames certificadores de conclusão dos estudos clicando aqui.