Estudos vs. Ansiedade
Lidar com a ansiedade não é nada fácil, mas algumas práticas e exercícios podem te ajudar a lidar com o sentimento de forma mais tranquila e a desempenhar melhor nos estudos. Comece por estabelecer uma rotina, especialmente se você está em quarentena, pois a organização mental é uma ótima forma de controlar o ambiente. Mas não seja inflexível, em alguns dias está tudo bem parar ou estender as horas de estudos.
Isolamento social não precisa significar isolamento emocional, precisamos do contato com outros seres para manter nossa sanidade. Conversas com os amigos e familiares, mesmo que online, podem ajudar você a se acalmar em momentos de estresse e a colocar as coisas em perspectiva. Mas lembre-se de procurar ajuda especializada caso os sentimentos sejam muito intensos, neste momento mesmo psicólogos e psiquiatras estão prestando atendimento online ampliado.
Se sentir que está à beira de uma crise, pare e respire. Sair do ambiente e circular pela casa ou pela área externa, se possível, também pode ajudar. A forma como respiramos pode ajudar a aliviar o nervosismo, busque uma técnica que possa te ajudar nesses momentos.
Ouvir música, fazer exercícios, meditar e fazer outras atividades não relacionadas aos estudos, são ótimas formas de relaxar. Aproveite os intervalos de estudo e não fique pensando no que vai fazer em seguida, muitas vezes é esse anseio pelo futuro que desencadeia uma crise de ansiedade.
Cuida da sua alimentação. Evite alimentos estimulantes, como café e chocolates, e invista em uma dieta equilibrada e alimentos que favorecem a atenção, foco e a memorização. Uma ótima dica de aprendizado, pesquise sobre esses alimentos e busque receitas para você aprender e preparar, cozinhar pode ser uma excelente terapia e forma de relaxar.
Você não está sozinho!
Os problemas físicos e psicológicos causados pela ansiedade atrapalham tanto no estudo diário quanto durante a aplicação de provas e em diversos departamentos de nossas vidas, mas podem ser contornados, geralmente, com a ajuda de psicoterapia e em alguns casos mais graves, com a introdução de medicamentos.
Apenas um médico especialista é capaz de definir qual é o caminho que deve ser tomado em cada caso. Se estiver se sentindo sobrecarregado por esses sentimentos, não hesite em procurar ajuda médica.