O impacto do isolamento social na vida do idoso

A solidão é um estado conhecido há muito por idosos, mas que se tornou um tópico de maior interesse durante o último ano devido a pandemia do novo coronavírus, isso porque ao mesmo tempo em que a população da terceira idade possui maior fragilidade devido ao sistema imunológico já deficiente, o isolamento pode se tornar também um fator de perigo a integridade física e mental dessa população.

Solidão pode aumentar o risco de morte prematura em idosos

Em pesquisa conduzida entre os anos 2010 e 2013, pelo psicólogo John Cacioppo, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago (EUA), a solidão extrema aumenta em 14% o risco de morte prematura em idosos, um fator de risco que se equipara, por exemplo, a situação socioeconômica menos favorecida.

A pesquisa foi aplicada através de questionários aplicados a mais de 2,1 mil adultos acima de 55 anos, com perguntas sobre suas origens, estado civil, renda e vida social. Durante o período em que durou o estudo, os idosos foram submetidos a checapes para monitoramento da saúde, o que permitiu a equipe identificar um declínio significativo na saúde física e mental entre os indivíduos mais solitários.

Foi detectado entre os participantes um aumento dos níveis de cortisol, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais conhecido como hormônio do estresse e que ajuda ao organismo no controle do estresse, redução de inflamações e que contribui para o bom funcionamento do sistema imune e dos níveis de açúcar no sangue, bem como da pressão arterial.

Quadros de depressão, insônia e hipertensão também se mostraram mais frequentes entre os participantes mais solitários.

Dados recentes apontam que idosos com depressão chegam a tentar suicídio até sete vezes mais que um adulto jovem. A falta de memória é outro problema que pode ser associado a depressão, muitas vezes até sendo confundida com demência. Os cassinos online Starburst estão de volta à ação e, para a maioria deles, seus videogames de mesa e caça-níqueis online também.

Além das questões emocionais, outra combinação perigosa entre idosos e isolamento é o aumento de riscos de queda, pois além de mais tentativas de fazer as coisas por conta própria, o idoso também sofre riscos de queda devido aos problemas de saúde pré-existentes que os afetam em forma de dores, falta de equilíbrio, piora da condição muscular e ossatura, entre outros.

A distância não precisa significar solidão

A distância e o isolamento não precisam ser sinônimos, seja em caso de situações como a enfrentada recentemente com a pandemia ou devido à distância física. A tecnologia pode ser uma importante aliada de familiares e amigos para manter o relacionamento com idosos e ajudar a evitar que eles se sintam solitários.

Dessa forma, as interações sociais não precisam mais serem feitas exclusivamente de forma presencial. Videochamadas, ligações, mensagens de texto, áudios e o envio de vídeos de momentos especiais são capazes de manter a conexão, mesmo quando a proximidade física não é possível.

Atendimento psicológico e cuidadores profissionais

Um profissional capacitado, tanto no cuidado diário quanto no acompanhamento psicológico fazem toda a diferença. Além de ter alguém com quem conversar e de quem receber recomendações, os profissionais conseguem identificar sinais de depressão e de doenças neurológicas nos estágios iniciais, facilitando o tratamento e a garantia de qualidade de vida do idoso.

A busca por cuidadores de idosos chegou a apresentar um aumento de 50% durante a pandemia, e essa tendência tende a ser mantida no pós-pandemia. Muitos profissionais tendo inclusive que se adaptar a uma nova rotina de trabalho devido a novos problemas de saúde em decorrência do novo coronavírus.

Os idosos e seus familiares, no entanto, devem estar atentos a quem estão contratando, pois aumenta o risco também da contratação de pessoas sem a formação adequada para assumir a função. Tenha em mente que a preocupação em não deixar o idoso sozinho é válida, porém, deve-se estar atento a formação da pessoa contratada, uma vez que ela irá lidar com a saúde o sua saúde ou e um ente querido, e informações técnicas e treinamento adequados são fundamentais para evitar acidentes.

Curtiu esse post? Deixe seu comentário abaixo com dicas que te ajudam a lidar com a solidão.