O que é e como funciona a Educação Semipresencial

O curso superior semipresencial é uma modalidade de ensino em que o aluno tem aulas presenciais e conteúdo para ser estudado à distância de forma online, em um sistema híbrido em que o estudante não tem a obrigação de comparecer na instituição de ensino todos os dias.

Saiba mais sobre essa modalidade de ensino superior a seguir.

Carga horária dos cursos semipresenciais

A quantidade de horas de aulas presenciais pode variar de acordo com o curso escolhido, pois cada área demanda um número diferente de práticas que devem ser praticadas presencial e individualmente ou que podem ser feitas online e de forma individual.

Porém, as instituições de ensino devem seguir certas diretrizes do MEC (Ministério da Educação) que determina de forma geral que 80% das aulas sejam ministradas de forma presencial, todavia, novas portarias já são aplicadas em alguns cursos que possibilitam uma quantidade menor de encontros presenciais.

Essas reuniões com frequência focam no desenvolvimento dos conteúdos estudados online, fazendo com que a aula seja bem menos expositiva e mais interativa. O professor neste caso, irá estimular que o estudante participe mais ativamente do desenvolvimento das aulas e o aluno pode usufruir melhor da estrutura da instituição de ensino, como, por exemplo, de bibliotecas, salas de estudos, computadores, etc.

Não confunda Semipresencial e EAD

As aulas presenciais do curso são obrigatórias, ou seja, o aluno deve comparecer a uma quantidade mínima de aulas para cumprir a carga horária do seu curso, enquanto no ensino 100% à distância, muitas vezes até as provas são online.

Falamos um pouco mais sobre outras modalidades de ensino superior no post “Qual modalidade de ensino é ideal para você? Presencial, semipresencial ou EAD?

As aulas à distância

As aulas à distância podem ser ao vivo ou gravadas, mas devem ser consideradas tão sérias quanto as aulas presenciais. Além disso, muito do material de leitura e estudo, como e-books, apostilas, podcasts e atividades e avaliações são disponibilizadas online, variando de acordo com metodologia de ensino da faculdade e das exigências de cada curso.

A vantagem é que a parcela à distância do curso pode ser acessada nos horários mais convenientes para o aluno e mesmo quando são aulas ao vivo, são programadas com bastante antecedência para o aluno se organizar.

Os prós e contras de um curso semipresencial

O ensino semipresencial une o que há de melhor no ensino presencial e no EAD, porém, não é para todo mundo, uma vez que uma parte das aulas precisa ser acessada online e outra na instituição de ensino ou polo de apoio, e ambas podem ser convenientes ou não para você.

Mas se você não consegue enfrentar a rotina puxada de ter aulas presenciais todos os dias, mas também não se sente à vontade em estudar 100% online, o ensino semipresencial pode ser perfeito, pois não se torna cansativo para quem não pode comparecer fisicamente a instituição todos os dias, mas não tem a disciplina ou interesse no EAD.

Além disso, a faculdade semipresencial também permite maior interação com colegas de curso, professores e o ambiente acadêmico, tornando a experiência do ensino superior diferenciada e enriquecedora em muitos aspectos.

Mas agora vamos a pergunta mais importante…

O diploma de um curso semipresencial tem a mesma validade de outras modalidades?

Sim. No diploma oferecido pelos cursos semipresenciais não há qualquer menção sobre a modalidade de ensino que o aluno cursou, seja ele presencial, semipresencial ou EAD. O único aspecto a ser observado neste caso é se o curso na instituição de ensino escolhida é autorizado e reconhecido pelo MEC.

E então, já conseguiu se decidir sobre qual modalidade de ensino irá frequentar após concluir o Ensino Médio?

Comente abaixo quais são suas principais ambições para quando tiver o certificado de conclusão em mãos.