O que estudar para concursos de nível médio?

Os concursos públicos de nível médio são bastante concorridos e, por isso, exigem bastante preparação por parte do candidato.

Afinal de contas, em alguns casos, a remuneração para cargos públicos que exigem essa escolaridade do candidato são até melhores que vagas disponíveis para profissionais com ensino superior na iniciativa privada, fazendo com que a concorrência englobe também pessoas com faculdade completa.

Então, se você está pensando nas possibilidades de nível médio da iniciativa pública, continue lendo este post.

No que se concentrar para concursos públicos de nível médio?

Língua Portuguesa

Uma boa base de Língua Portuguesa é importante não apenas para a prova dessa área do conhecimento, mas para todas as outras, pois muitas vezes a diferença entre acerto e erro está na interpretação de texto.

Apesar de cada banca organizadora seguir um estilo de prova, tenha em mente que ter um bom conhecimento de regras gramaticais é um ponto essencial, especialmente nas questões discursivas, que podem cair em perguntas de outras áreas do conhecimento, não só em português.

Temas como concordância verbal, concordância nominal, pontuação, morfologia, sinônimos e antônimos, sintaxe, crase, coesão e coerência, e interpretação de texto devem ser seu foco enquanto se prepara a prova.

Além disso, se empenhe em produzir bons textos, visto que a maioria dos exames exige a produção de pelo menos uma Redação. Em alguns concursos, a nota geral de Língua Portuguesa pode chegar a ser composta por até 40% da nota do seu texto.

A Redação geralmente é no estilo argumentativo-dissertativo, portanto, você deve praticar muito o desenvolvimento de suas ideias e argumentos, além de se manter em dia com o estudo de Atualidades.

Confira também: Redação e o estudo de Atualidades

Informática e Tecnologia

O conteúdo de Informática que cai em cada prova pode variar, mas você não precisa se preocupar com surpresas, pois essa informação consta no edital do concurso, o importante é ler o documento com atenção.

Os tópicos de informática mais comuns que caem em concursos de nível médio são: sistemas operacionais (Windows e Linux, por exemplo), softwares, os aplicativos do pacote Office, especialmente os editores de texto (Word) e editores de planilhas (Excel), segurança da informática, teclas de atalho, internet e os diferentes navegadores.

Matemática

Você pode até querer escapar, mas não tem como fugir da temida Matemática. Os temas mais cobrados em provas desta matéria em provas de concurso são: raciocínio lógico, regra de três, probabilidade, porcentagem, frações, razão e proporção.

E não vai ter jeito, as contas devem ser feitas ao estilo tradicional, sem o uso de calculadoras, por isso, memorize os conceitos e fórmulas.

Outras matérias que podem cair na prova

Ler o edital da prova é sempre indispensável por diversos motivos, incluindo legais, mas principalmente para te orientar sobre o que estudar.

Direito administrativo e Constitucional, por exemplo, são disciplinas que caem na maioria dos concursos de nível médio, mas que não são ensinadas na escola. As questões dessas áreas podem variar bastante dependendo da banca organizadora e do cargo a ser desempenhado, mas geralmente temas como Agentes Públicos e a Lei nº 8.666 de 1993 são bastante comuns de cair nesse tipo de prova.

Dicas gerais

Antes de começar os estudos para um concurso de nível médio, ter direcionamento sobre o que estudar é fundamental para tornar o ensino mais eficiente.

Além de ler o edital, procure as provas anteriores do mesmo concurso e da banca organizadora, para conhecer o estilo das perguntas e como as disciplinas são cobradas.

Pesquise sobre o órgão para o qual está se preparando e veja se a área de atuação é realmente do seu interesse, afinal de contas, tanto empenho para ser aprovado precisa ser recompensado mais do que por um bom salário.

O Curso Evidente oferece o curso preparatório universal e cursos preparatórios para os principais concursos municipais da sua região. Confira com a unidade mais próxima de você, clique aqui e fale com um consultor local.