O que fazer com o resultado do exame supletivo

Com o certificado do Ensino Fundamental ou Médio em mãos é possível dar andamento a uma série de projetos que estavam parados pela falta de conclusão dos estudos. Se você está cursando o preparatório para conclusão dos estudos ou já prestou a prova de conclusão rápida dos estudos, é hora de começar a pensar nos próximos passos a serem dados após ter o certificado em mãos. 

Com o diploma do ensino fundamental ou médio várias oportunidades irão se abrir para uma melhor qualificação, confira algumas delas. 

Cursos livres

Os cursos livres oferecem diversas vantagens, entre elas que você poderá conhecer sobre diversas áreas profissionais em um curto período, o que pode inclusive facilitar sua decisão na hora de escolher uma graduação de ensino superior. 

Através de cursos livres você pode aprender algo novo ou reciclar conhecimentos já adquiridos e melhorar seu currículo. Podem ser de curta duração, como os cursos de rotinas administrativas com foco em informática ou de outros softwares específicos, ou de média a longa duração, como um curso de línguas. 

Você pode fazer um curso desta modalidade no modo online ou presencial, gratuito ou pago, antes ou após a conclusão do ensino médio. Sendo assim, podemos dizer que é uma ótima opção tanto para quem concluiu o ensino fundamental quanto o médio e já quer começar a se preparar para o mercado de trabalho.

Conheça o curso de Informática e Rotinas Administrativas do Evidente.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos são a melhor solução para quem quer se qualificar rapidamente para o mercado de trabalho, pois são focados na prática de várias profissões.

São considerados um nível intermediário entre o ensino médio e a faculdade e são ofertados tanta na rede pública quanto na rede privada de ensino. 

Se você concluiu o ensino fundamental através do Encceja, e ainda está em idade regular, pode ingressar no ensino médio técnico integrado ou fazer um curso técnico externo (ou concomitante). Já se você concluiu o ensino médio, o curso técnico é chamado de subsequente. 

Apesar de não ter exigência de idade mínima para a maioria dos cursos técnicos, alguns cursos por questões de segurança exigem que o aluno tenha no mínimo 18 anos para realizar a matrícula, é o caso do curso técnico em Radiologia, por exemplo. 

Apesar de oferecer uma formação mais simples, e por isso, mais rápida, o mercado de trabalho absorve bem os profissionais de formação técnica profissionalizante.

Concursos públicos

Os cargos públicos oferecem duas vantagens que são muito atraentes para quem tem apenas o ensino médio, estabilidade e bons salários, dependendo do concurso público prestado e se ele é de âmbito municipal, estadual ou federal. 

Assim como para ingressar na faculdade, para conquistar esse tipo de emprego é preciso estudar muito, devido a concorrência que esses processos seletivos oferecem. 

Conheça o curso preparatório Concurso Público Universal Evidente e aumente suas chances de ingressar em uma carreira pública.  

Faculdade

Ter uma graduação de nível superior do tipo tecnólogo, licenciatura ou bacharelado, é o grande sonho de muitas pessoas que buscam a conclusão dos estudos via exame supletivo. E não é à toa, afinal, a graduação pode trazer maior destaque no mercado de trabalho, com maior empregabilidade e melhores salários. 

Quem concluiu o Ensino Médio através do exame supletivo pode fazer faculdade com bolsa de estudos? 

Sim, inclusive algumas instituições universitárias oferecem condições especiais e bolsas de estudos para quem concluiu o ensino médio através do Encceja e outros exames de conclusão rápida dos estudos.

No entanto, ainda é necessário passar por um processo seletivo específico, algumas faculdades têm seu próprio vestibular e outras utilizam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou o processo seletivo por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O caminho mais comum é que aluno preste o Enem e com este resultado se candidate a uma bolsa de estudos em universidade particular através do PROUNI (Programa Universidade para Todos), porém, as bolsas de estudos do PROUNI não são disponibilizadas para concluintes via exame certificador em instituição privada, somente para àqueles que concluírem via Encceja ou outro exame de instituição pública de ensino.. O participante do Enem também pode ingressar em uma universidade pública utilizando a nota do exame através do SISU. E mesmo em universidades públicas é possível conseguir um benefício para ajudar a custear sua vida universitária. 

Quer concluir seus estudos em tempo recorde? Venha ser aluno Evidente, clique aqui e saiba mais.