O que incluir e o que deixar de fora do seu currículo

Na tentativa de ingressar em uma nova empresa ou até mesmo de participar de um processo de recrutamento interno é indispensável fazer um currículo que se destaque para que quando o recrutador o tenha em mãos, as informações contidas no documento reflitam o quanto você é adequado a vaga pretendida e você seja notado.

Mas na hora de elaborar o documento informações irrelevantes podem acabar ocupando o espaço e se destacando mais que outras que não podem faltar.

Confira algumas dessas informações que aumentarão suas chances de conseguir chegar até a etapa da entrevista.

O que não pode faltar

1. Contato

Informações como nome completo, telefone (preferencialmente celular) e e-mail são indispensáveis para que o recrutador possa incluir o candidato nas próximas etapas de um processo seletivo. Afinal de contas, do que adianta você ter toda a qualificação se a empresa não puder entrar em contato com você?

2. Objetivo

Seja claro e conciso e coloque como objetivo de cargo no máximo 2 opções, mostrando que você tem foco.

3. Qualificação Profissional

As suas experiências profissionais devem ser listadas sempre em ordem decrescente, da mais recente para a mais antiga, com informações sobre o cargo, as atividades desempenhadas e o período em que ficou em cada cargo.

Caso esteja em busca do primeiro emprego, é válido adicionar experiências como voluntário.

4. Escolaridade

Liste os locais em que estudou e qual nível de formação você possui. Caso esteja com alguma formação em andamento, especifique a mesma, seja um processo de conclusão dos estudos ou curso profissionalizante.

5. Informações adicionais

Tudo que torna você é um profissional diferenciado deve ser incluso, porém, tente listar apenas as informações pertinentes a vaga, como cursos livres.

O que deve ser ignorado na hora de fazer o currículo

1. Perfis nas redes sociais

A não ser que isso seja perguntado e tenha relação com o emprego pretendido, a empresa não precisa e nem está interessada em saber o seu @ no Instagram, Facebook ou Twitter.

2. Foto

Novamente, a não ser que seja requisitado, evite inserir foto no currículo. Se for solicitado, evite colocar fotos com poses mirabolantes do tipo que você posta nas redes sociais.

3. Hobbies

A depender do processo seletivo, o recrutador pode avaliar milhares de currículos, por isso, listar hobbies como ler, cozinhar e passear no parque acabam poluindo o documento e mais atrapalham do que ajudam.

4. Endereço completo

Além de se tratar da sua privacidade, é totalmente dispensável para o recrutador saber o nome da sua rua e o nº da sua casa, por isso, listar apenas o bairro e a cidade devem ser suficientes.

5. Pretensão salarial

As informações sobre a vaga geralmente contém dados sobre a remuneração e benefícios ou o recrutador irá discutir isso com você no ato da entrevista, desnecessário listar essa informação, e pode inclusive exclui-lo do processo.

Curtiu esse post? Esperamos que tenha te ajudado a fazer um currículo que realmente reflita quem você é e te ajude a conquistar uma vaga de emprego.

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: @cursoevidenteoficial

Instagram: @cursoevidenteoficial