O sucesso do aluno define o nosso sucesso

Ensino que vai além do conteúdo e reconhece as necessidades de cada aluno.

Decidir voltar a estudar depois de anos parado não é fácil. Principalmente quando se abandona os estudos nos primeiros anos escolares, entrar em uma sala de aula novamente pode ser amedrontador.

Por isso, uma escola que se propõe a receber esse público precisa ir além da metodologia de ensino e realmente acolher essas pessoas de forma que se sintam à vontade para conversar sobre anseios, medos, vontades e, assim, possibilitar um ensino completo. O Curso Evidente compreendeu essa necessidade e aplica uma metodologia de ensino que vai além de ensinar conteúdo em todas as escolas, nos sete Estados que atua: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

“Evolui muito com o método de ensino e sinto que será uma evolução constante”, afirma Elifania Levi Fernandes Afonso que é uma das provas da eficiência do método do Curso Evidente é. A cabelereira, que mora em Salvador, começou o curso em 2017 e hoje, com 55 anos, está na fase final, “se eu tivesse mais tempo para me dedicar já teria terminado”.  

Além do trabalho como cabeleira, Elifania também atua como vice-presidente na Creche Associação Espírito da Luz, é conselheira espiritual há mais de 20 anos e é orientadora no Centro Espírita na Casa de Orações Espírito da Luz. Mesmo com tantas atividades ainda sentia falta de algo: o sonho de se formar em psicologia. 

Mas enfrentar uma sala de aula novamente depois de anos era algo assustador, “o aluno independente da idade entra no curso, muitas vezes, envergonhado por ter desistido dos estudos por algum motivo”. Por isso, a escola precisa estar preparada para dar o suporte necessário a esses alunos. “Para mim representa um tratamento com um incentivo de recomeço de vida”, relata a conselheira espiritual, que encontrou esse incentivo no Curso Evidente e fez um agradecimento especial ao curso quando recebeu uma homenagem na câmera dos vereadores, com uma medalha devido ao trabalho social e espiritual que desenvolve com o marido e várias voluntários.

Elifania agradece a paciência e o carinho, principalmente da coordenadora do curso de Salvador, Leila Muniz Santos, que acompanhou o crescimento do curso de Matatu desde a fase embrionária, juntamente com dois sócios. Desde junho de 2017, quando inauguraram a unidade, concretizam o sonho de atuar de forma decisiva no processo de certificação dos alunos. “Como coordenadora pedagógica meu trabalho é organizar e permitir que os alunos atinjam seus objetivos na vida acadêmica”, conta Leila. 

Para isso, a coordenadora explica que o contato com os alunos precisa ser o mais próximo possível, “a equipe sempre está disponível para ouvi-los”, assim, os cursos são delineados de modo que possam promover uma aprendizagem significativa a partir das necessidades e as dificuldades que os alunos apresentam nos estudos. 

Além da metodologia baseada na resolução de problemas e o atendimento personalizado, o Curso Evidente disponibiliza vagas por convênio com outras instituições, como o Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Silvia Helena Cavalcanti de Oliveira, beneficiada pelo convênio, foi bolsista do curso de cuidadora de idoso. Após quatro meses, finalizou o curso no final do mês de maio. 

A aluna da unidade de Curitiba reforça o relato de Elifania, “todos são muito simpáticos e atenciosos”. Duas vezes na semana, Silvia passava três horas na unidade do terminal do Maracanã, mas as horas passavam voando com a turma que criou um vínculo e a leveza das aulas, “a gente sempre levava bolo e suco e no domingo a turma se reuniu para um churras e temos um grupo no Whatssap”.

Texto por: Patricia Munhoz