Podcasts: para ouvir e aprender!

Atualidades, conteúdos teóricos, entretenimento, e muito mais ao alcance das mãos e dos ouvidos. O podcast, com programas disponíveis em diversas plataformas de streaming, é uma ferramenta educacional que pode ser inserida na rotina diária de você estudante e também dos professores, como recurso dentro e fora de sala de aula. 

Você sabe o que é o podcast? 

O podcast se assemelha muito com um programa de rádio, no entanto, a principal diferença está na forma como as informações são acessadas. O ouvinte não precisa estar ouvindo o programa quando ele é transmitido, mas escutar na hora e onde quiser, online ou offline, fazendo o download previamente.

Os episódios podem ser acessados via site, geralmente no endereço do criador do conteúdo, ou agregadores gratuitos de podcasts, como SoundCloud, Castbox, TuneIn, Podcast Addict, The Podcast App, Google Podcasts, e ainda pelas plataformas de músicas como Spotify, Deezer, Tidal, entre outros. Algumas dessas ferramentas permitem o download dos podcasts apenas para assinantes do serviço, enquanto em outras plataformas você pode baixar de forma gratuita.

Quais temas são do seu interesse?

Se você é um estudante em busca de recursos extras para estudar, vai encontrar no mundo dos podcasts, uma grande variedade de temas, como literatura, ciências, política, história, economia, atualidades, e muito mais. Quando estiver em busca de algo para relaxar nos momentos de pausa dos estudos, pode escutar a programas de entretenimento, com temas desde games a humorísticos, desenvolvimento pessoal, religiosos, cinema, tv, séries, e quase qualquer assunto que está sendo discutido no momento. 

Voltado para os estudos, um ótimo exemplo de como escutar a podcasts pode otimizar seu tempo dedicado a aprender novos conteúdos, são os programas de notícias ou que abordam temas específicos, mas de forma analítica. O Spotify, um dos maiores agregadores no mercado brasileiro, em parceria com a Folha de São Paulo, lançaram recentemente um podcast chamado “Café da Manhã”, que se propõe a abordar os assuntos do dia em diversas áreas, não apenas noticiando, mas debatendo-os. 

Além deste, existem outros que são referência no cenário, como o Nerdcast, um precursor no entre os podcasts brasileiros, Mamilos, Braincast, e de grandes redes de notícias, como a CBN, e muito mais. 

Para você que trabalha e estuda e, por isso, acaba tendo pouco tempo de se manter atualizado sobre os eventos mais importantes, esse tipo de conteúdo pode te ajudar em diversas provas, que frequentemente abordam atualidades de forma interdisciplinar, em questões objetivas e na redação. 

Dentro das plataformas, tem material inclusive para quem quer aprender ou aprimorar o inglês e outras línguas estrangeiras e conteúdo didático em diversas áreas do conhecimento. Encontre um produtor de conteúdo com o qual você se identifique e verá como é fácil aprender escutando a podcasts. 

O aprendizado no dia a dia 

Na vida corrida do estudante, qualquer oportunidade de aprender deve ser aproveitada ao máximo. Os podcasts oferecem muitas possibilidades para que você amplie seus estudos para além da sala de aula e assim, possa também otimizar seu tempo. Escute em qualquer tempo livre, seja no carro, no ônibus, enquanto prepara uma refeição ou faz a faxina da casa, e até no banho.