Quem pode fazer o exame supletivo?
Que um curso supletivo é uma forma de conclusão dos estudos para jovens e adultos fora da idade adequada é de conhecimento geral, mas existe ainda uma forma mais rápida e tão confiável quanto de concluir os níveis básicos da educação, Ensino Fundamental e Médio, e que ainda gera muita confusão, que é através de exame supletivo.
Recuperar o tempo perdido na escola regulamentar, mas sem precisar frequentar a escola todos os dias da semana, mas obter um certificado do Ensino Fundamental ou Médio em tempo reduzido que tenha a mesma validade dos diplomas emitidos por instituições de ensino regulares é o grande objetivo de quem procura o Curso Evidente. E isso é possível por meio de um exame supletivo.
Mas para quem é permitido concluir os estudos dessa forma?
Com qual idade é possível prestar um exame supletivo?
A partir dos 15 anos para quem deseja concluir o Ensino Fundamental e 18 anos para quem pretende concluir o Ensino Médio. Alguns exames supletivos são aplicados inclusive para jovens e adultos privados de liberdade, é o caso do Encceja PPL, por exemplo.
Os exames supletivos são reconhecidos pelo MEC?
Sim. Os participantes que atingem a nota mínima no respectivo exame supletivo inscrito podem dar sequência nos estudos e participar de processos seletivos que tem como requisito a comprovação de nível de formação básica. Os inscritos que concluem o Ensino Médio, por exemplo, podem prestar vestibular, se inscrever para bolsas de estudos em universidades, cursar uma faculdade, prestar concurso público etc.
Nesse ponto vale um alerta importante para que você não caia em golpes. Os exames supletivos podem ser aplicados por instituições públicas e privadas, autorizadas pelo MEC, em todo o país. O Curso Evidente trabalha apenas em parceria com instituições de certificação reconhecidas para que nossos alunos tenham toda a tranquilidade durante todo o processo.
A aprovação depende da sua dedicação
A nossa principal orientação para os alunos que buscam a conclusão dos estudos por meio de provas rápidas é se dedicar. A inscrição no exame e no curso preparatório são passos importantes, mas devem ser levados a sério.
Quanto mais você estiver preparado maiores são as chances de aprovação no (s) teste (s). Portanto, tenha disciplina, estudando sozinho ou no cursinho, se organize e evite a procrastinação. O caminho para a aprovação depende de você!
A conclusão dos estudos por meio de exame supletivo é para você? Precisando de ajuda na preparação, estamos aqui!
Entre em contato conosco e saiba mais, é só clicar aqui.