Redação e o estudo de Atualidades

A redação faz parte do processo de avaliação em exames certificadores do Ensino Fundamental ou Médio, Enem, vestibulares, concursos públicos, e até mesmo em processos seletivos para vagas de emprego, representando uma grande parcela da nota. Em alguns casos a nota atribuída ao texto pode possuir um peso maior na nota final que questões objetivas de outras áreas do conhecimento. Mas para elaborar um bom texto é preciso mais do que conhecer bem a língua portuguesa e escrever corretamente, é necessário também estar atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

O estilo dissertativo é o mais cobrado na maioria das provas, no entanto, outros tipos de redação como narração, carta ou artigo de opinião, também podem ser solicitados. E em todos esses estilos o tema pode ser um assunto da atualidade, que não precisa ser um acontecimento recente, mas também algo que reverbera pela sociedade nos tempos atuais. 

Construa uma base de conhecimento

A redação não é uma pergunta exata, não existe apenas uma resposta correta. O texto dissertativo, por exemplo, exige que o participante seja capaz de debater sobre o tema dado, oferecendo soluções para os possíveis problemas apresentados. Ou seja, duas pessoas, com dois pontos de vista completamente diferentes, mas com bons argumentos, podem tirar uma mesma nota excelente. Ao mesmo tempo, uma pessoa que tenha um ponto de vista similar a um dos lados, mas não saiba argumentar, vai tirar uma nota ruim. 

É importante ter em mente que não é possível concluir com sucesso uma prova de redação tendo apenas conhecimento superficial sobre os assuntos mais relevantes do momento. Em questões sobre conflitos políticos, por exemplo, o motivo da disputa pode ser de cunho religioso, étnico, cultural etc. 

Nem sempre é algo simples de compreender, por isso, vá além da leitura simples das notícias. Por isso, inclua o estudo de atualidades no seu dia a dia de todos, pois como cidadãos, devemos estar bem informados sobre os mais diversos assuntos, pois esses geralmente nos afetam. 

Como estudar Atualidades

O estudo de Atualidades pode ser considerado interdisciplinar, pois engloba questões de diversas áreas do conhecimento, como História, Geografia, Língua Portuguesa, Biologia, e demais, no entanto, geralmente aplicadas de forma diferenciada, muitas vezes envolvendo questões econômicas, políticas, ambientais etc. 

Para entender melhor esses temas, procure noticiários, revistas, podcasts, sites, e outros meios de comunicação, com linhas editoriais diferentes. Por exemplo, leia sobre eventos da política e economia, mas inclua fontes de informação sobre inovações tecnológicas e descobertas científicas. Envolto a tudo isso, estude sobre Direitos Humanos, saber como os direitos básicos do ser humano e esses temas se relacionam é importante para encontrar soluções viáveis e embasadas para os problemas que a prova de redação exige. 

As fontes devem ser confiáveis e apresentar fatos, por isso, busque por meios de comunicação com boa reputação nesse quesito, e fuja dos canais que utilizam de boatos e suposições.  Isso não quer dizer que eles devem concordar sobre os assuntos, muito pelo contrário, é indicado que você busque duas fontes que se posicionam de forma oposta, pois isso, irá enriquecer sua base de argumentos sobre os mais variados temas e te ajudar a se tornar uma pessoa mais crítica. 

Lembre-se! Nas redações, o seu ponto de vista em uma redação só é válido se for bem fundamentado. Fique atento aos principais noticiários nacionais e internacionais, e leia bastante, a prática também vai melhorar seu vocabulário para escrever um texto de qualidade e a interpretar e contextualizar melhor as questões propostas.