Revolução Industrial
Tema frequente em provas de conclusão dos estudos, Enem, vestibulares e concursos públicos de nível médio, a Revolução Industrial é um acontecimento histórico marcado por uma transformação tremenda no processo produtivo alterando para sempre os rumos da forma como o homem produziria seus meios de subsistência e de comércio.
De forma simplificada, a Revolução Industrial se resume na mudança do uso da energia humana ou animal para o uso de máquinas no processo produtivo, substituindo pequenas produções pela produção em massa nas fábricas e alterando as relações de trabalho.
Aconteceu na segunda metade do século XVIII primeiramente na Inglaterra e depois sendo implantada em outras partes do mundo e além de marcar o surgimento da indústria como conhecemos hoje, devido as transformações associadas na economia mundial, ajudou na formação e consolidação do capitalismo como sistema econômico, vigente na maior parte do mundo até os dias de hoje.
O pioneirismo na Revolução Industrial por parte da Inglaterra se deu por ter sido lá que surgiu, em 1968, a primeira máquina a vapor, construída por Thomas Newcomen e posteriormente, em 1765, otimizada por James Watt.
A importância do setor têxtil na Revolução Industrial
Foi para a produção de roupas que houve inicialmente o maior desenvolvimento de maquinário, substituindo a mão de obra de várias pessoas por uma única máquina, a tecelagem de fios se tornou mais rápida e, portanto, mais lucrativa.
O avanço tecnológico da indústria têxtil inclusive impulsionou a partir da década de 1830, também na Inglaterra, o aprimoramento tecnológico necessário para a criação da locomotiva e das estradas de ferro. Fato este que colaborou para o crescimento da indústria, ajudando na Revolução Industrial de toda a Europa e pelo mundo, pois tornou as viagens mais rápidas, possibilitando e ampliando a distribuição e comercialização de mercadorias.
Principais consequências da Revolução Industrial
Já falamos sobre o desenvolvimento de máquinas e dos meios de transporte e da consolidação do capitalismo, porém, a Revolução Industrial reverbera em muitos outros aspectos ao longo da história, incluindo:
- Surgimento de uma nova classe social, o proletariado, vindo da nova classe operária, que tirava seu sustento da venda da força de trabalho nas fábricas.
- Mudanças nas relações de trabalho.
- As longas jornadas de trabalho (podendo chegar até 20h/dia), salários baixos, exploração de trabalho infantil, entre outras condições relacionadas a exploração dos trabalhadores, incentivou o surgimento dos sindicatos e a organização do proletariado.
- Dessa organização dois movimentos se destacaram no século XIX, o ludismo e o cartismo.
- Aumento da produtividade.
- Mudanças no modo de vida das pessoas, antes uma sociedade majoritariamente rural e com o poder essencialmente nas mãos dos donos de terras, para uma sociedade mais urbana e com o poder mais centralizado nos ricos industriais e na burguesia.
- Crescimento das cidades, muitas vezes de forma desorganizada, fato que influencia em nosso modo de vida até hoje.
- Desenvolvimento dos meios de comunicação.
Dicas para estudar a Revolução Industrial
Além do breve resumo que fizemos aqui, faça pesquisas mais aprofundadas sobre as partes que ainda tenha ficado com dúvidas ou que achem necessários e faça seus próprios resumos, mapas mentais e outros recursos que o ajudem a visualizar melhor o que estude.
Muitos comentários provam que esta mercadoria tem boa qualidade, por isso muitos dos compradores estão satisfeitos. Usando o Guia de Estratégia de Melhor Chance da Roleta, você pode maximizar suas chances de ganhar, enquanto se diverte no Casino Online. Este produto de alta qualidade. Roleta Sistema: Produto 100% bem sucedido e de alta conversão genuíno. Conversões altas – pagamento enorme de 75%!
Faça pesquisas sobre as fases da Revolução Industrial que se divide em: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
Pesquise na internet e nas plataformas de streaming sobre filmes e documentários sobre este período, além disso, a literatura ficcional dessa época também é um bom passatempo e uma boa fonte de compreensão sobre a sociedade da época.
E claro, não deixe de fazer exercícios e responder a questionários sobre o tema, incluindo perguntas de provas anteriores da que você vai prestar. Essas práticas vão te ajudar a fazer conexões com fatos atuais e a responder perguntas sobre os mais diferentes aspectos sobre o tema.
Curtiu esse resumo e nossas dicas? Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso conteúdo.