Você já sabe qual carreira seguir?

Com o término do ensino médio, geralmente os estudantes ficam em dúvida quanto à carreira que irão seguir no futuro. Esse momento de mudança de uma etapa para outra, na maioria das vezes pode ser difícil, pois o aluno se obriga a optar por uma profissão que provavelmente deverá seguir por vários anos. Diversos questionamentos são levados em conta nesse período, como o mercado de trabalho, as afinidades com a área, o salário e os aspectos positivos e negativos da profissão.

De acordo com a professora Cleuza Cecato, em uma entrevista concedida ao jornal Gazeta do Povo, o ideal nessa etapa é conversar com profissionais da área pretendida para ter um breve entendimento sobre o campo, além de fazer visitas às feiras de profissões, que normalmente ocorrem em algumas faculdades no período de vestibular. Isso pode auxiliar o estudante a compreender o dia a dia da profissão almejada e deixar de lado os possíveis pré-conceitos sobre as atividades exercidas.

Para definir qual carreira seguir é muito importante que o aluno identifique quais são suas principais vocações e afinidades com determinada área. Por exemplo, se o estudante gosta e tem mais facilidade em aprender conteúdos da área de exatas, provavelmente ele irá escolher profissões como engenharia e matemática, pois estão mais relacionadas com o seu perfil. 

O estudante precisa ter em mente que a decisão é só dele, e ninguém, nem mesmo a família pode influenciá-lo, pois isso pode torná-lo um profissional frustrado. O ideal é ter autoconhecimento de seus gostos e habilidades, pesquisar bastante sobre a profissão, conversar com diferentes profissionais do mercado e não ter medo de mudar, caso a profissão não seja como o esperado.