Conheça os temas que mais caem no Enem

U

Um estudo divulgado pelo portal G1 analisou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2009 a 2016. O objetivo foi fazer um levantamento das questões que aparecem no exame.  Com isso, foi possível observar, entre as 3.076 questões, os temas que mais são cobrados no Enem. 

Quando analisado o que mais é abordado em Ciências Humanas, podemos perceber que os temas de maior índice abrangem desde o Descobrimento do Brasil até o Sistema Político atual. São conteúdos sobre períodos marcados pelas revoltas internas em prol de conquistas, a mundialização do espaço geográfico, interligação entre economia, política, sociedade e cultura. Também é abordado o processo de conhecimento e desenvolvimento da sociedade, a responsabilidade e justiça social e, claro, assuntos relacionados a cultura de massa.

Em Linguagens, os temas que ficaram no topo das questões exigem do aluno uma boa interpretação de texto, tanto os verbais como não verbais. São assuntos que pedem desde a análise contextual da estrutura discursiva de algum texto até a leitura de charges, tirinhas e obras de arte. Espera-se que o aluno possa despertar, além de seu conhecimento de língua, toda sua experiência de vida. 

Já em Ciências da Natureza, são conteúdos sobre os diversos tipos de movimento existentes em nosso cotidiano, fenômenos térmicos, de cargas elétricas, de ondas e de luz. Também é abordado a estrutura das substâncias, as propriedades físicas e químicas da matéria, compostos orgânicos, relação e as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. Sendo assim, os temas propõem reflexão sobre conceitos físicos e químicos que estão presentes em nosso dia a dia.

Diferente do que se espera, em Matemática, propõe mais raciocínio do que cálculos, pois vai exigir do aluno lidar com as possíveis operações entre números. Serão questões de escala, razão, proporção, forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades de espaços. Mas isso quase sempre tendo em vista conteúdos que tenham sentido na vida do aluno.  

Portanto, a partir dos índices de incidência nas provas, entre os exames observados, é possível observar que a maioria dos temas são do ensino fundamental. Os assuntos, geralmente, proporcionam aos alunos uma reflexão entre fatos históricos e os temas atuais, ou buscam trazer a importância dos assuntos aprendidos em sala de aula e sua relação com o cotidiano.

O levantamento feito pelo G1 foi realizado pelo Sistema Ari de Sá (SAS).

Confira um resumo do que mais cai em cada assunto:

CIÊNCIAS HUMANAS: descobrimento;  períodos marcados pelas revoltas internas em prol de conquistas; mundialização do espaço geográfico; interligação entre economia, política, sociedade e cultura; processo de conhecimento e desenvolvimento da sociedade; responsabilidade e justiça social; cultura de massa.

LINGUAGENS: interpretação de texto, (verbais e não verbais); análise contextual da estrutura discursiva de textos; leitura de charges, tirinhas e obras de arte.

CIÊNCIAS DA NATUREZA: tipos de movimento existentes em nosso cotidiano; fenômenos térmicos, de cargas elétricas, de ondas e de luz; estrutura das substâncias; propriedades físicas e químicas da matéria; compostos orgânicos; relação e as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.

MATEMÁTICA:  lidar com as possíveis operações entre números; escala, razão, proporção, forma, tamanho e posição relativa de figuras; propriedades de espaços.

Curso Evidente

O Curso Evidente oferece curso preparatório para o Enem. Consulte agora mesmo dias e horários do Pré-Enem.

 
 
 


Outros destaques


Atendimento via WhatsApp