Coronavírus: Quais medidas adotar para se proteger durante a pandemia?

N

No último dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde decretou pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19. No Brasil já temos casos confirmados de transmissão comunitária, o que significa que não se sabe a origem da contaminação, em pacientes de diversos estados brasileiros, começando por São Paulo e Rio de Janeiro. 

Nós podemos colaborar para que que a situação não se agrave. Veja como. 

Que cuidados devemos tomar? 

O principal deles é não entrar em pânico. Com a população em alerta, elas tendem a tomar mais cuidados e assim reduzir o número de pessoas infectadas gradativamente. O pânico generalizado pode causar falta de suprimentos, como já vemos em alguns casos, o que acaba agravando a situação.  

Caso apresente sintomas respiratórios, mesmo que não haja o diagnóstico de coronavírus, evite aglomerações. O verão e os dias mais quentes estão chegando ao fim, e com a chegado dos dias mais frios as pessoas tendem a se reunir em locais fechados e muitas vezes com ventilação reduzida, aumentando assim o risco de contaminação. 

A prevenção também se dá com cuidados de higiene, como lavar as mãos frequentemente, não levar as mãos ao rosto sem antes higienizá-las, manter objetos e superfícies desinfetadas, seguir a etiqueta de tosse, protegendo a boca com papel ou no braço, evite utilizar as mãos, entre outros cuidados já aplicados em outros tipos de doenças respiratórias. 

Como lavar as mãos corretamente? 

Você não precisa de um sabão especial para fazer essa parte da higiene, qualquer sabão, até mesmo o lava-louças serve, mas precisa estar atento ao procedimento correto de como fazer para se livrar dos vírus e bactérias. 

Comece lavando as palmas e em seguida, punhos, pulsos e as costas das mãos. Lave bem entre os dedos e não esqueça das pontas, especialmente das unhas, lave essa parte em movimentos circulares. Enxague de forma que a água não escorra para outras partes e para enxugar, preferencialmente papel, que inclusive você pode aproveitar para abrir a porta do banheiro, caso esteja fechada. 

Para garantir melhor higienização, o mais indicado é lavar o rosto também, uma vez que é um dos principais pontos de contágio do corpo. 

Vamos todos colaborar 

Nas escolas do Curso Evidente estamos seguindo com os protocolos de higiene designados pela OMS e Ministério da Saúde, e seguimos monitorando para novas orientações com relação aos cuidados necessários. 

Para você que não se encontra nos grupos de risco, lembre-se de que ao se proteger, está colaborando para a redução dos casos e protegendo um número maior de vidas. 

Se cuide e aproveite o tempo extra em casa para estudar e se preparar melhor para a conquista dos seus objetivos no futuro! 

 


Outros destaques


Atendimento via WhatsApp