F
Faltam menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a preparação para as provas se intensificam. Nos dias 8 e 9 de novembro, mais de 9,5 milhões de pessoas devem realizar os testes. Além de ser usada para avaliar a educação brasileira, a nota do exame é usada como requisito total ou parcial para entrada em universidades e faculdades, para obtenção de bolsas como ProUni, e, também para a conclusão do Ensino Médio. No Paraná, o número de inscritos para o exame aumentou em 28%, chegando a 453.333 pessoas.
No Curso Evidente, são mais de oito mil alunos em todo o Brasil se preparando para as provas do Enem em seis estados brasileiros. São aulões, gincanas, oficinas especiais de leitura, redação e cálculo, para reforçar os conhecimentos. Muitos desses alunos pretendem usar usar suas médias para concluir e validar o Ensino Médio.
É o caso do aluno Cleiton Dionatan Correa da Silva. Ele tem 31 anos, teve de abandonar os estudos quando estava na oitava série porque teve que trabalhar. Ele resolveu voltar a estudar para ter um futuro melhor e está fazendo o preparatório o Enem. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Trabalhei muito a leitura esse ano e estou curioso para saber sobre o tema da redação”, conta o estudante, que quer não apenas validar o Ensino Médio, mas também usar a nota do exame para ingressar na faculdade.
Conclusão do Ensino Médio pelo Enem - O Ministério da Educação (MEC) oferece essa alternativa desde 2009. Desde então, segundo dados do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que emite o certificado, 8,5 mil paranaenses concluíram o Ensino Médio usando a nota do exame.
“Muita gente que parou de estudar há muito tempo encontra na certificação pelo Enem uma oportunidade. Terminando o ensino médio, a pessoa tem a chance de melhorar seu salário ou aposentadoria e até tentar uma vaga na universidade”, afirma Jonas Schubert, coordenador pedagógico do Evidente que é um curso que oferece aulas preparatórios para a prova do Enem. Para obter a certificação, os interessados têm que conseguir, no mínimo, 500 pontos na redação e 450 pontos em cada prova do exame.
#SomosEvidente