Como evitar esses 3 erros para mandar bem nas provas de Redação

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Produzir uma boa redação pode ser o grande diferencial para alcançar uma média final alta em diversas provas como o Encceja, Enem, vestibulares, concursos públicos e até mesmo em processos seletivos de emprego, mas muitos candidatos tendem a focar os estudos em matérias das provas objetivas, e não se preparam adequadamente para esta etapa tão importante dos exames. 

E mesmo quem estuda ortografia e gramática com afinco, no caminho para elaborar uma redação com chances de uma boa pontuação pode acabar cometendo outros erros que acabam prejudicando a nota. Por isso, hoje vamos falar sobre 3 erros comuns de redação e como você pode evitá-los. 

1. Texto sem fundamentação 

Grande parte dos exames escolhem aplicar um formato de redação que demanda a produção de um texto dissertativo-argumentativo, que exige que o candidato construa sua tese e utilize argumentos que defendam seu ponto de vista ao longo do texto. Mas como fazer isso sem ter fatos e dados para apresentar? 

Os argumentos utilizados para defender as ideias em uma redação não podem ser baseados no que o participante acha, por isso, é importante ter o estudo de Atualidades no cronograma, pois o tema central da redação é sobre um assunto atual e relevante para a sociedade. 

Leia fontes confiáveis sobre acontecimentos da atualidade e pesquise dados em instituições que são referência em dados como o IBGE, DataFolha, CAPES, entre outros. Apresentar fatos durante a etapa argumentativa irá trazer credibilidade e aprofundamento de argumentos ao seu texto e convencer o avaliador do seu texto de que você realmente sabe do que está falando ao defender sua tese sobre o tema proposto da redação. 

2. Não ler a proposta da Redação com atenção

Entender o enunciado de uma questão é importante na redação e nas provas objetivas, mas com relação a produção de texto, uma leitura atenciosa é fundamental para que você não fuja do tema proposto. 

Para evitar o entendimento equivocado da proposta de redação, leia a proposta e os textos de apoio com atenção, e caso seja necessário, releia quantas vezes precisar até ter certeza de que entendeu o que foi solicitado na prova. 

3. Utilizar uma linguagem rebuscada ou informal demais

Os dois extremos podem prejudicar a qualidade da sua produção textual, por isso, muita atenção na forma de se expressar. 

Para um texto de leitura fluida e com argumentos de fácil entendimento, utilize de linguagem formal, mas não rebuscada. Não utilize gírias, expressões clichês, provérbios e ditados populares, e somente faça citações se tiver certeza do autor, mas é recomendado evitar. 

 

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