Saiba como conquistar o certificado de conclusão dos estudos com apenas uma prova

Seja pela satisfação pessoal, pelo desejo de ingressar na faculdade ou mesmo por estar em busca de melhor colocação no mercado de trabalho e melhores salários, a verdade é que ter o diploma do ensino médio é um grande impulsor para a vida profissional e pessoal, e tudo isso é possível com apenas uma prova, sendo a mais conhecida delas, o Encceja. 

Você conhece o Encceja, como funciona?  

A prova do Encceja é gratuita e realizada uma vez por ano, geralmente no segundo semestre, em único dia, nos períodos da manhã e tarde. O exame é composto por quatro provas objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. As provas do Encceja 2019 foram aplicadas em 611 cidades, distribuídas em todo o país. 

A nota é atribuída de acordo com a metodologia Teoria de Resposta do Item (TRI), o que significa, de forma simplificada, que a pontuação varia de acordo com a coerência das respostas e não só pelo número de erros e acertos. Por esse sistema de avaliação, dois participantes com o mesmo número de acertos podem tirar notas diferentes. 

Quem pode se inscrever no Encceja?

Um dos requisitos mais básicos é a idade do participante na data da prova do Encceja. Para o exame do ensino fundamental, o participante precisa ter 15 anos completos, e para se inscrever para a prova do ensino médio, 18 anos completos. Caso o participante seja maior de idade no dia do exame, mesmo que não tenha concluído o fundamental, ele pode buscar a certificação do ensino médio diretamente. 

Após a prova, quem emite o certificado?

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. 

O que isso quer dizer? A autarquia é responsável pela aplicação, correção e divulgação das notas da prova, mas o certificado e declaração de proficiência (emitido no caso em que o participante não consiga aprovação geral, mas apenas em algumas áreas do conhecimento), são emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja. A instituição certificadora é escolhida pelo participante durante o ato da inscrição. 

Para se ter uma ideia, em 2019 foram 383 instituições em todo o território nacional cadastradas para emitir o certificado e declaração de proficiência do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.  

Quer prestar o Encceja 2020? 

O Curso Evidente oferece o curso preparatório para as provas mais rápidas de conclusão dos estudos, com aulas 1 vez na semana, ministradas por professores especialistas nesse modelo de prova e todo o apoio pedagógico necessário para você fazer a prova do Encceja melhor preparado.

Conheça nosso método de ensino, clique aqui e saiba mais.