Sistema Leitner: faça isso para estudar melhor

Usar de repetição para aprender algo não é nenhuma novidade para quem está focado nos estudos, no entanto, existem técnicas que tornam esse “truque” mais eficiente, como é o caso do Sistema Leitner, conhecido por empregar o uso de cartões de memorização, também chamados de “flashcards”. 

Como já falamos em diversos posts aqui do blog, não adianta apenas ficar debruçado sobre os livros e apostilas por longas horas, o ideal é buscar mecanismos para estudar melhor e aproveitar bem os momentos de estudos. 

Sempre vale ressaltar que estudar menos tempo de forma organizada, geralmente é mais eficaz do que ficar horas estudando de forma aleatória. E é nesse quesito que o Sistema Leitner vai te ajudar, especialmente com aqueles conteúdos com os quais você estiver menos familiarizado. 

Onde surgiu? 

O alemão Sebastian Leitner criou o sistema que leva seu nome aprimorando um recurso que já existia, os flashcards. O que ele fez foi tornar seu uso mais efetivo nos estudos ao organizar a forma como os cartões são utilizados, utilizando caixas para separá-los. 

O que você vai precisar para usar o Sistema Leitner 

Se você adora tecnologias e prefere evitar o uso de papel durante os estudos, existem aplicativos em que você pode gerenciar seus cartões de memória. Consulte a loja de aplicativos do seu sistema operacional para verificar as opções disponíveis. 

No entanto, o método tradicional pode ser bastante efetivo, especialmente se você estuda com crianças. Na forma manual, você vai precisar de:

Flashcards: podem ser comprados prontos ou feitos de papel que você já tem em casa. Pequenos quadrados para você escrever as perguntas e respostas. 

• Caixas: 5 caixas ou 1 caixa com pelo menos 5 divisões. Nomeie cada caixa com 1 número de 1 a 5 e distribua-as de acordo com o seguinte cronograma: 

o Caixa 1: 1 dia

o Caixa 2: 3 dias

o Caixa 3: 5 dias

o Caixa 4: 7 dias

o Caixa 5: de 10 a 14 dias 

Os dias marcados em cada caixa representam os intervalos em que cada cartão será consultado. Basicamente a quantidade de dias de intervalo que você irá dar para estudar cada conteúdo novamente e aqui são apenas uma sugestão, especialmente para as caixas 4 e 5. 

Você pode adaptar esses intervalos conforme as suas necessidades, fazendo caixas diárias, semanais, mensais ou trimestrais.

Como funciona o Sistema Leitner

O primeiro passo é definir a matéria que você irá estudar. Você vai estudar normalmente e no decorrer dos estudos irá produzir os flashcards, ou seja, anotar a pergunta relacionada ao conteúdo de um lado do papel e a resposta correta do outro. 

Os cartões de memória devem inicialmente serem todos depositados na caixa 1. Se na primeira revisão você acertar a resposta, o cartão irá para a próxima caixa e assim sucessivamente até chegar a última caixa e recomeçar o ciclo de revisão. 

Caso alguma pergunta depositada a partir da caixa 2 seja respondida incorretamente, o flashcard retorna para a caixa anterior ou para a caixa 1, conforme sua preferência. 

Vale ressaltar que a cada caixa o período de pausa vai ficando maior para que assim você verifique se está armazenando o conteúdo no cérebro com eficiência. É por isso que perguntas respondidas corretamente não precisam ser revistas com tanta frequência, por exemplo, a cada duas semanas quando elas chegam na caixa 5. 

E aí, gostou dessa dica? Esse método pode ser aproveitado para estudar para provas e para apresentações a fim de evitar que você precise ler o material sobre o qual está falando. 

Você já usou esse método ou vai usar? Comente abaixo como foi sua experiência.